A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou na última quarta-feira (26), em segunda votação, o projeto que dá a Trindade o título de “Capital da Fé”. O município é conhecido nacionalmente pela festa em homenagem ao Divino Pai Eterno, que atrai anualmente, milhares de romeiros.
O projeto de lei nº 160/23 é de autoria do deputado estadual Dr. George Morais (PDT), em homenagem a cidade. Segundo Morais, o objetivo é fazer jus a história e a vocação regional de Trindade ao longo destes anos.
História de Fé
A história começou em 1840, quando um medalhão com a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria foi encontrado às margens do córrego que banha a cidade por um casal de agricultores. Desde então, foi construída uma capela simples, que cresceu com o tempo e a popularização da fé.
Atualmente, a Basílica de Trindade é única no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. Todos os anos, no mês de julho, atrai multidões de fiéis, chegando a receber cerca de 2 milhões de romeiros. A festa de Trindade é caracterizada por 10 dias de romaria, de adoração e agradecimentos ao Divino.
O parlamentar afirma que, com o passar do tempo houve um consequente aumento do número de fiéis, responsável pela ampliação das igrejas. Desse modo, o até então conhecido Santuário Novo acabou sendo elevado à categoria de Basílica Menor. “Posteriormente, foi desenvolvido o Plano Estratégico de Turismo Religioso, com o objetivo de impulsionar o crescimento do município, principalmente na área de infraestrutura, de forma a atender bem, tanto comunidade local, quanto os romeiros do Pai Eterno”, complementou Morais.
Leia mais sobre: Alego / Festa do Divino Pai Eterno / Homenagem / Projeto / Trindade / Cidades