O deputado federal e médico, Dr. Zacharias Calil (União Brasil) defendeu a manutenção do piso salarial de enfermeiros em reunião de deputados com o ministro Luís Roberto Barroso. No encontro, que aconteceu na tarde de ontem (6), discutiram soluções para viabilizar recursos que possam garantir a remuneração dos profissionais da classe.
Zacharias apontou medidas para a correção dos valores da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), que de acordo com o parlamentar, são os mesmos há 20 anos. A conversa com o ministro Barroso aconteceu após a suspensão da definição do novo piso salarial da enfermagem. A decisão foi suspensa pelo ministro do STF depois de ser aprovado pelo Congresso e passar por sanção presidencial.
O deputado federal atuou ativamente na Câmara para que o piso salarial fosse aprovado. Ao defender a correção da tabela SUS, Calil afirmou que “é inconcebível pagar por serviços hospitalares e profissionais por uma tabela que vigora há 20 anos”. De acordo com o médico, “são valores que não cobrem os custos”, e que a tabela do sistema de saúde também precisa ser reajustada.
Calil afirmou que o minitro recebeu bem as sugestões apresentadas por ele, mas que também pretende conversar com o ministro da saúde, para juntos encontrarem soluções. Luís Roberto Barroso afirmou que está empenhado em encontrar meios de viabilizar o pagamento do piso dos enfermeiros e que já conversou com os presidentes do Senado e da Câmara.
Leia mais sobre: luis roberto barroso / Piso salarial enfermagem / Zacharias Calil / Política