22 de novembro de 2024
Leandro Mazzini

Deputado sofre ‘assalto consciente’

No embalo do aumento da violência em todo o País, os assaltantes estão mais conscientes. Foi o que comprovou o deputado Paulinho da Força (SP), presidente do Solidariedade. Há algumas semanas, dirigia seu carro com vidro aberto no Brás, na capital paulista, quando foi abordado num sinal por homem armado. Ágil, o bandido levou a mão à porta e arrancou o celular no porta-objetos. O parlamentar alertou que o celular era velho. ‘Você não vai conseguir vendê-lo. Tenho R$ 300 no bolso, eu te dou’. O assaltante analisou o celular, concordou e o devolveu. Pegou o dinheiro e sumiu.


1 minuto

Toda a cena ocorreu perto da Estação Pedro II do metrô e durou um minuto. Paulinho não queria o celular, mas recuperou a agenda com mais de mil contatos, feita em anos. 

Sina

Há exatos dez anos, o deputado foi assaltado no Rio. Falava ao celular no calçadão da Av. Rio Branco, quando um pivete meteu-lhe a mão na orelha e levou o aparelho.

Aliados contam..

De olho na Prefeitura, o projeto de Manuela D’ávila na disputa para a Assembleia Legislativa gaúcha é puxar mais três candidatos do PCdoB com sua votação.

Sinal amarelo

A despeito da gritaria de opositores e  ‘aliados’ que prometem dificultar a votação do Orçamento este mês, não há no Congresso quem não queira tudo resolvido agora. O calendário eleitoral explica: se o Orçamento for aprovado só em Março, o Planalto terá apenas de Abril a Junho para empenhar e executar verbas. E nada sairá assim.

Os idealizadores

Paulinho da Força admite que os idealizadores do Solidariedade foram os deputados Augusto Coutinho (PE), Laércio Oliveira (SE), João Caldas (PB) e Roberto Santiago (SP). Este último, curiosamente, sugeriu até o nome, mas ficou no PSD.

História corrigida

A presidente Dilma vai ao Congresso dia 11, ao meio-dia, para solenidade em que o presidente Renan Calheiros vai anular a sessão que declarou vago o cargo do ex-presidente João Goulart. O episódio abriu caminho para o golpe militar.

Pós-Ana Amélia

Família sócia dos Marinho, os Sirotsky da RBS investirão para fazer mais um senador: o apresentador de TV Lasier Martins (PDT). Seria o segundo ‘senador da Globo’.

Antenado$

O deputado Edson Santos (PT-RJ) direcionou R$ 200 mil de emenda para ‘caráter sigiloso da Marinha’. Procurada, a Força explicou que é para sistema de rádio militar.

Pressão total

A bancada cristã foi para cima do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), relator do PNE – Plano Nacional de Educação, para excluir do projeto a ‘ideologia de gêneros’ nas escolas. Em suma, é a liberdade de se debater nas escolas, para todas as idades, o respeito às diferentes opções sexuais e o convívio entre homossexuais.

O que vem aí

Entrando para valer na disputa, Randolfe já faz programa de governo. O PSOL vai atacar Dilma, Eduardo e Aécio pela economia: ‘têm o mesmo programa, não se diferenciam’, diz o presidente do PSOL, Luiz Araújo.

Contra desperdício

Na esteira da decisão do Papa Francisco, o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) apresentou projeto que institui a Política Nacional de Erradicação da Fome e de Promoção da Função Social dos Alimentos. Em síntese, combate ao desperdício.

Conexão TCU

Um avanço para fiscalização das contas. O TCU implantou painéis para aferição em tempo real de ações dos ministérios. O software gerido pelo Ministério do Turismo, distribuído para outras pastas.

Interface

A interface inédita entre ministérios e TCU permite o acompanhamento dia-a-dia de empenhos, execuções de verbas e andamento das obras, claro. 

Moqueca política

Velada, mas disputa é acirrada. Antes aliados, o senador Ferraço e Paulo Hartung se uniram contra o governador Casagrande (PSB). Não há mais chance de acordo.

Ponto Final

O eterno País da piada pronta: o único condenado pelas badernas nas ruas do Brasil até agora é um.. mendigo.

________________________________________

Com Maurício Nogueira, Luana Lopes e Equipe DF e SP


Leia mais sobre: Leandro Mazzini