O deputado federal Ruy Carneiro (PSC-PB) vai apresentar, nesta quarta-feira (09/11), um projeto para que o Brasil seja a sede da COP30 em 2025. O parlamentar está presente na COP27, que ocorre no Egito entre os dias 6 e 18 de novembro.
O objetivo de Carneiro é fazer com que a conferência do clima realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) tenha lugar no Nordeste, o que, para ele, se justifica devido os investimentos em saneamento básico e energia eólica atualmente em curso na região.
“A defesa de que a próxima COP seja sediada no Nordeste conta como ato político de compromisso em uma contribuição significativa aos esforços globais para o enfrentamento da crise climática, além de ser importantíssimo para atração de desenvolvimento sustentável para toda a região”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Tibúrcio avalia participação de Lula na COP27 como uma oportunidade para o agronegócio goiano
A COP27 contará com a participação do presidente eleito, Lula (PT), nos dois últimos dias do evento. Na campanha, o petista deu prioridade à pauta climática e ao resgate da credibilidade internacional do Brasil. Se a COP30 no Nordeste vingar, será durante o terceiro ano de seu mandato.
Leia mais sobre: COP27 / Meio Ambiente / Brasil