O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS), protocolou na última quarta-feira (25), o primeiro pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O argumento do deputado é de que Lula teria cometido crime de responsabilidade ao dizer, durante discurso na Argentina, que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) teria sofrido um “golpe de Estado”.
Segundo o deputado, a fala de Lula “atenta contra os Poderes e contra a Constituição Federal”. Sanderson ainda ressalta que o “peixe morre pela boca” e que o presidente mentiu ao afirmar o golpe.
O PEIXE MORRE PELA BOCA. Protocolei hoje o 1º pedido de impeachment contra Lula da Silva, por mentir ter havido um GOLPE DE ESTADO no Brasil em 2016, em discurso realizado na Argentina na semana passada. pic.twitter.com/EJaN2aku00
— Deputado Sanderson (@DepSanderson) January 26, 2023
No dia do discurso do presidente em Buenos Aires, na Argentina, o deputado Samerson criticou ferrenhamente alguns posicionamentos de Lula em suas redes sociais. “Lula é um ensandecido imoral que não aprendeu nada na prisão. Não bastam os bilhões de prejuízos causados por Venezuela e Cuba ao BNDES de Lula/Dilma? E esse desqualificado ainda tem a petulância de querer financiar novas obras na Argentina, enquanto no Brasil nem estradas temos!”, escreveu.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Bolsonaro, também se manifestou nas redes sociais à favor da protocolação do impeachment de Lula. Ao repostar a publicação de Sanderson, Eduardo escreveu, “Não vamos dar descanso!”.
Primeiro pedido de impeachment de Lula: crime de responsabilidade ao discursar dizendo que Dilma sofreu golpe em 2016. Não vamos dar descanso!👊@DepSanderson pic.twitter.com/wFfJQKsKcg
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) January 26, 2023
Leia mais sobre: Dilma Rousseff / golpe de estado / Política