O deputado Karlos Cabral (PDT) protocolou na Alego (Assembleia Legislativa de Goiás) uma proposta para tornar obrigatório aos planos de saúde o oferecimento de mamoplastia para mulheres que passarem por cirurgia bariátrica e tenham indicação médica para este procedimento.
Cabral explicou que este projeto visa atender, sobretudo, a saúde mental das mulheres que ficam muito afetadas após passarem por problemas como esse.
“O objetivo é resgatar a saúde mental e emocional dessas mulheres, já debilitadas pela baixa autoestima gerada pelas alterações anatômicas e morfológicas do corpo humano consequentes de uma cirurgia bariátrica”, disse o parlamentar.
Ainda de acordo com o deputado Cabral, a obesidade mórbida causa vários transtornos e a cirurgia plástica completa o tratamento em casos extremos, onde há um excesso de pele e que isso resulta numa enorme aflição às mulheres.
“O procedimento, inclusive, evita outras complicações e comorbidades, não se restringindo a um simples procedimento estético ou rejuvenecedor”, afirma.
De acordo com o deputado, há uma um acórdão publicado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), em que, segundo o qual, em havendo indicação médica sobre necessidade de cirurgia reparadora em paciente submetido à redução de estômago, não pode haver a negativa de custeio da intervenção indicada.
O deputado informou que o projeto já foi encaminhado para análise da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e posteriormente será enviado à votação no Plenário da Casa.
Leia mais sobre: Notícias do Estado