Uma nova proposta foi apresentada pelo secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), Adriano da Rocha Lima, na manhã desta segunda-feira (07/08). O projeto prevê a criação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), formada pelas cinco empresas que operam o sistema, para adquirir e manter 65 ônibus elétricos novos, que devem começar a circular no início de 2024. Além disso, o governo pretende reformar os terminais e as plataformas do Eixo Anhanguera e suas extensões, oferecendo mais conforto e segurança aos usuários.
Sociedade de Propósito Específico (SPE)
A SPE é uma modalidade de sociedade empresarial que tem como objetivo isolar o risco financeiro da atividade desenvolvida. Segundo Adriano da Rocha Lima, a SPE será responsável pelo investimento nas obras de infraestrutura do corredor Anhanguera e pela frota de todo o sistema. O valor do investimento por parte do setor público será cerca de R$ 400 milhões, que serão pagos por meio do subsídio do transporte, sem alterar a tarifa atual de R$ 4,30.
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“Acabamos de fechar um acordo com o consórcio formado por cinco empresas, incluindo uma estatal que é a Metrobus, que irá fazer a aquisição dos ônibus elétricos, por meio do contrato de concessão. Ao mesmo tempo, iremos reformar todos os terminais e plataformas do Eixo Anhanguera e suas extensões. Portanto, estamos contratando de imediato 65 ônibus elétricos que começarão a chegar no início do próximo ano. E a reforma de todos os terminais está prevista para ser concluída até o final de 2024”, adiantou o secretário-geral de Governo.
Frota modernizada
Rocha Lima afirmou que o projeto visa atender aos anseios da população por um transporte público de qualidade, com ônibus climatizados, rede wi-fi gratuita e sinal de internet, além de reduzir a superlotação e a emissão de poluentes. Ele disse que o acordo com o consórcio formado pelas empresas foi fechado na segunda-feira (07/08) e que as reformas dos terminais estão previstas para serem concluídas até o final de 2024.
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“Teremos um Eixo totalmente reformulado, com a qualidade que o cidadão merece, diminuindo a superlotação dos ônibus, garantindo terminais modernos com rede wi-fi gratuita e ônibus climatizados, com sinal de internet. Um outro padrão de qualidade que vai ser oferecido ao cidadão goiano”, declarou Rocha Lima.
O Eixo Anhanguera é um dos principais eixos estruturantes do transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia, ligando os municípios de Trindade, Goiânia e Senador Canedo. Ele atende cerca de 250 mil passageiros por dia, segundo dados da RMTC.
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