23 de dezembro de 2024
Cidades

Dengue: Mais de 60 mil casos só em Goiânia em 2015

Comparado com janeiro a junho de 2014, este ano houve um aumento de 199,5%.
Comparado com janeiro a junho de 2014, este ano houve um aumento de 199,5%.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, por meio da Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta semana o balanço dos casos de Dengue e Chikungunya registrados durante o primeiro semestre de 2015. De janeiro ao dia 23 de junho, foram notificados 62.832 pacientes.

Os dados apontam que, se comparado com o mesmo período de 2014, houve um aumento de 199,5%. No entanto, a SMS ressalta que também foi notado um decréscimo no registro de casos de Dengue em junho. 

Ações de prevenção

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim, a Prefeitura de Goiânia promoveu 265 mil visitas pelos agentes de endemias nos primeiros seis meses do ano.

Em janeiro, foi iniciado um mapeamento das áreas de maior risco de proliferação dos mosquitos transmissores durante o período chuvoso. O Levantamento Rápido de Índice de Infestação Predial (LIRAa) é realizada em média cinco vezes por ano e, desta vez, contou com a participação de aproximadamente 400 agentes.

Além disso, foram promovidas atividades de Volta às Aulas sem Dengue, vistoria de canteiros de obras, inspeção de estabelecimentos residenciais e comerciais, recolhimento de pneus descartados e armazenados de maneira inadequada.

Julho

A Prefeitura afirma que as ações terão continuidade durante o mês de julho. “Ao longo das férias, as vistorias às residências e estabelecimentos do município continuarão a ser executadas”, conta Flúvia. Na próxima semana será lançada a campanha “Férias sem Dengue”, que tem como objetivo oferecer orientações às pessoas que vão viajar. 


Leia mais sobre: Cidades