Desde a última quarta, dia 17, os imóveis residenciais e comerciais de todo o Estado passaram a ser vistoriados por equipes compostas por agentes de saúde, agentes de endemias e bombeiros. A ação integra a campanha Goiás contra o Aedes, ciclo 2018/2019, que ocorreu neste mesmo dia no Setor Colina Azul 1, em Aparecida de Goiânia.
A força-tarefa, a ser estendida em todo o Estado, visa eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e conscientizar os moradores sobre a necessidade de realizar a ação de forma rotineira, visando a redução dos casos de dengue, zika e chikungunya.
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, coordenou o lançamento da campanha e em seu pronunciamento, destacou os bons resultados proporcionados pela força-tarefa desenvolvida desde o final de 2015, que se tornou referência em todo o País.
A cultura do combate ao Aedes aegipti, propagada em todo o território goiano por meio da ação Goiás contra o Aedes é, conforme o secretário, um dos legados que a atual gestão da SES-GO vai deixar para o Estado. Ele destacou que o lançamento da ação ocorreu nesta quarta-feira devido ao início do período chuvoso no Estado, quando surgem mais criadouros do mosquito e, em consequência, ocorre o aumento do número de casos das doenças transmitidas pelo inseto. Leonardo Vilela também destacou a importância da parceria firmada pela SES-GO com o Corpo de Bombeiros e com as prefeituras municipais para o sucesso, continuidade e consolidação da operação.
O comandante do 5º Comando Regional de Aparecida de Goiânia, Sebastião Nolasco, assinalou que a campanha Goiás Contra o Aedes é a maior ação de Defesa Civil desenvolvida em todo o País. Ele acentuou também que os bombeiros se sentem gratificados por atuar em parceria com a SES-GO e com as prefeituras municipais visando a diminuição dos casos de dengue, zika e chikungunya.
Após a solenidade de lançamento da ação, as equipes percorreram os imóveis localizados no Setor Colina 1 e em bairros vizinhos. Uma das residências vistoriadas pelas equipes foi a da dona de casa Dorvalina Maria da Trindade, de 74 anos. Na ocasião, Dorvalina estava acompanhada da cuidadora Fátima Florêncio dos Santos. Ela enfatizou que considera a ação muito importante pelo fato de as equipes conseguirem identificar e localizar, com mais precisão, os criatórios do mosquito Aedes aegypti.
Casos
Em 2018, particularmente, houve um avanço no número de casos de dengue no Estado, comparado ao quantitativo registrado em 2017. O coordenador-geral de Ações Estratégicas de Dengue da SES, Murilo do Carmo, atribui este aumento ao aparecimento vírus tipo 2, que está predominando em todo o território goiano desde o ano passado. Ele destaca que a SES-GO está adotando a iniciativa de desenvolver a ação Goiás contra o Aedes justamente com o objetivo de atenuar o avanço de casos.
Os registros da SES-GO apontam que em todo o ano passado foram confirmados 41.400 casos de dengue, o equivalente a 47,08% a menos do total notificado em 2016. Neste ano, até meados de outubro (Semana Epidemiológica 40), foram confirmados 52.000 casos, o que implica um avanço de 25% em relação a 2017.
Além de Leonardo Vilela, participaram do lançamento da ação Goiás contra o Aedes o comandante do 5º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, Sebastião Nolasco; o coordenador operacional da ação, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Antônio Moura; a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Maria Cecília Martins Brito, e o coordenador-geral de Ações Estratégicas de Dengue da SES-GO, Murilo do Carmo.
Leia mais sobre: Cidades