26 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 09:46

Denarc regista recorde na apreensão de drogas em setembro

A Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos do Estado de Goiás (Denarc) informou que o mês de setembro foi um dos mais produtivos de sua história. No total, a Delegacia concluiu o mês com a apreensão de 3.529 kg de maconha, 130,05 kg de cocaína, 210,79 kg de insumos.

De acordo com os policiais, as operações desarticularam quatro laboratórios de refino de cocaína, apreenderam nove armas de fogo, 585 munições, cumpriram oito mandados de prisão e 15 prisões em flagrante. Segundo o delegado Vinícius Teles, titular da especializada, os resultados são consequência de um esforço contínuo das equipes, baseado principalmente no trabalho de inteligência.

Para Teles, a interação com outras unidades da própria Polícia Civil, principalmente Grupo de Operações Especiais (GT3), presente nas incursões táticas, e de outras forças policiais, inclusive de outros Estados, política indispensável à repressão ao tráfico, foram determinantes para o sucesso das ações. Como exemplo, o delegado lembra a apreensão de grande quantidade de maconha ocorrida no início do mês em Perolândia, fruto de um trabalho integrado com a Polícia Civil do Paraná e a Polícia Militar goiana.

Além da repressão ao tráfico de maconha, as equipes focaram no desmantelamento de laboratórios de cocaína na capital e região metropolitana, onde foram encontrados maquinários pesados para produção de entorpecentes. Em um deles, situado em Goianira, a 20 km da capital, havia quatro pistolas de calibre restrito, três delas com “kits rajada”, capazes de transformar as armas em um tipo de submetralhadora.

De acordo com as investigações, esse laboratório pertencia a Kaio César Alves Ferreira, apontado pela Delegacia de Estadual de Investigações de Homicídios (DIH) como “comandante” da Ala B da Penitenciária Odenir Guimarães (POG) e mandante de mais de vinte homicídios.

O delegado titular lembra que outras operações semelhantes já estão sendo planejadas, principalmente no intuito de prender vários integrantes de organizações criminosas vinculadas às drogas apreendidas durante o mês de setembro. Conforme Vinícius, essas operações devem ser deflagradas em breve, ainda no mês de outubro.

Leia Mais:


Leia mais sobre: Cidades