18 de novembro de 2024
Política • atualizado em 13/02/2020 às 09:16

Demóstenes tenta retomar mandato no Senado

O procurador de Justiça Demóstenes Torres entra nesta segunda-feira (10) com petição junto ao Senado para pedir a anulação do processo que cassou seu mandato, além da reversão da sua inelegibilidade. Ele teve o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar, acusado de usar o cargo para favorecer o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, em julho de 2012.

De acordo com informações do jornal O Popular, a petição tem como base o parecer elaborado pelo jurista Lênio Luiza Streck, advogado e membro da Academia Brasileira de Direito Constitucional.

O principal argumento do documento é de que as interceptações telefônicas realizadas durante as operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, e as provas derivadas delas, foram invalidadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Tais provas motivaram a representação do PSOL pela cassação de Demóstenes.

O parecer, de 45 páginas, aponta que a tese da defesa de ilicitude das provas não foi considerada e que a decisão do Senado pela cassação não pode prevalecer diante da decisão do STF.

“O grande problema que ora se coloca perante o Senado Federal é que essas mesmas provas emprestadas – agora declaradas ilícitas pelo STF – constituíram o ponto de partida e próprio núcleo de todo processo administrativo disciplinar que resultou na perda de mandato parlamentar”, diz o parecer.

O texto ainda trata de inelegibilidade de forma isolada e propõe, caso o Senado não revogue a cassação, o reexame da inelegibilidade a partir da decisão que beneficiou a ex-presidente Dilma Rousseff em 2016. Se o Senado rejeitar a apreciação do pedido, cabe ainda entrar com uma reclamação no STF. 

Veja vídeo da entrevista concedida ao Diário de Goiás:

{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1389849544441664%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}

Leia mais:

{source}
<script src=”//player.sambaads.com/embed/player.js?plid=mGGds5ty&p=4523bd3d3d16fb16fed7aeb33dda2435&w=940&h=500″ defer></script>{/source}


Leia mais sobre: Política