29 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 12/02/2020 às 23:44

Delegado acredita em trabalho conjunto para reduzir furtos e roubos de veículos

A Polícia Civil de Goiás comemora a redução no número de furtos e roubos de veículos apontado pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSP-GO). Mas de acordo com o delegado Murilo Polati, muito ainda deve ser feito.

Segundo o delegado, apesar da queda nos números ter sido substancial, já que foi registrada em dois meses consecutivos, a SSP-GO e a polícia militar estão traçando novas estratégias, além de um trabalho ostensivo de atuação nas manchas criminais.

Em entrevista à Rádio 730, Murilo Polati afirmou “a polícia civil, por sua vez, no trabalho de investigação, tem atuado nas manchas criminais, mas especialmente nas quadrilhas. Acreditamos que esse tenha sido um dos fatores para essa queda. Os grandes beneficiários desse comércio ilegal, que é o de peças de veículos furtados e roubados, não tem sido mascarados pela polícia civil“.

Murilo Polati disse acreditar no trabalho conjunto entre as polícias, o Ministério Público, Instituto de Criminalística e o Poder Judiciário para confirmar decisões, manter presas as pessoas identificadas e autuadas, para que as quedas sejam ainda mais significativas.

Ainda de acordo com o delegado, a grande maioria dos envolvidos nos furtos e roubos de veículos no Estado é de Goiás. Segundo ele, também é grande a participação de menores. Ele ressaltou que a maior parte das pessoas apreendidas pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos é reincidente nos crimes.

Dados

De acordo com o Observatório de Segurança da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSP-GO), estrutura responsável pelos dados estatísticos da pasta, pelo segundo mês consecutivo, Goiás e Goiânia apresentaram redução no número de ocorrências de furtos e roubos de veículos, o que inclui carros de passeio, motocicletas e veículos de grande porte.

Segundo a SSP-GO, em todo o Estado, houve queda de 25% nos registros de furto e de 21% nos de roubo de veículos nos dois primeiros meses de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Já na capital, a quantidade ficou 30% e 33% abaixo, respectivamente. Em Goiânia, fevereiro teve o menor número de registros de furtos de veículos desde fevereiro de 2013. Em relação aos roubos de veículos, a quantidade foi a menor dos últimos 21 meses.


Leia mais sobre: Cidades