20 de dezembro de 2024
Cidades

Deflagrada Operação Brasil Central Seguro para combater tráfico de drogas

Foi deflagrada pelas forças policiais de Goiás, no início da manhã desta quinta-feira (7), a partir das 5h, em todas as regiões do Estado, a Operação Brasil Central Seguro. A ação ocorre simultaneamente em outros estados que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins, Minas Gerais e Distrito Federal.

De acordo com a Polícia Civil, a operação tem como objetivos o enfrentamento direto ao tráfico de drogas, e por isso também é realizada com foco nas divisas com outros estados. Em Goiás devem ser cumpridos cerca de 150 mandados de busca e apreensão e outros 39 mandados de prisão.

O efetivo que participa da ação é de aproximadamente 1.100 policiais, incluindo, neste total, policiais militares, civis, bombeiros e integrantes da Superintendência de Polícia Técnico-Científica. Todas as 17 Delegacias Regionais de Polícia participam da operação, assim como os Comandos Regionais de Polícia Militar localizados estrategicamente nas mais diversas regiões do estado.

A execução da Operação Brasil Central é resultado das articulações entre os estados que decidiram unir esforços no combate ao crime organizado. De acordo com a polícia, outro exemplo de integração foi a instalação, na última sexta-feira (1°), em Brasília, de um Comitê Integrado de Inteligência que reúne profissionais dos serviços de inteligência dos estados que integram o consórcio. O balanço da operação deve ser divulgado nesta sexta-feira (8). 

Ações

No Distrito Federal, as forças policiais trabalham em conjunto com as polícias goianas em municípios como Águas Lindas de Goiás, Padre Bernardo e Santo Antônio do Descoberto, além de cidades do Entorno do DF, como Ceilândia e Brazlândia.

No Maranhão, as ações ocorrem em Imperatriz, Estreito e Carolina. O foco é combater o tráfico de drogas, furto e roubo de cargas e de veículos. Em Goiás, foram cumpridos mandados de prisão. Até o momento Dhion Rikson foi preso por tráfico de drogas e encaminhado ao presídio de Catalão.

Em Jataí, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão até o final desta manhã. Jonathan Jesus Borges foi preso em flagrante por tráfico de drogas e Edimilson Cunha Nascimento, conduzido à Delegacia por posse de drogas para consumo. Foram apreendidas balanças de precisão, porções de cocaína, dinheiro, armas brancas, munições de arma de fogo e até animais silvestres em cativeiro irregular.

Em Fazenda Nova e em Novo Brasil, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos e lavrados dois autos de prisão em flagrante, sendo um por tráfico de drogas e um por receptação e tráfico.

Atualizada às 17h39

Veja galeria de fotos:

{gallery}Operacao Brasil Central Seguro{/gallery}

 


Leia mais sobre: Cidades