Os amantes do futebol brasileiro testemunharam no último domingo (3), momentos emocionantes pelas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, com mais duas equipes conquistando o sonhado acesso à Série C do Brasileirão em 2024: Ferroviária-SP e Ferroviário-CE. No sábado (2), Athletic-MG e Caxias-RS também se garantiram na Série C do ano que vem. Todos partem agora para a próxima etapa do torneio.
A Ferroviária-SP carimbou seu passaporte para a Terceira Divisão ao eliminar o Sousa-PB neste domingo. Após um empate por 1 a 1 no Estádio Marizão, a equipe Grená avançou na competição e isso se deu graças à vitória por 1 a 0 no jogo de ida na Fonte Luminosa. A promoção à Série C representa uma recuperação notável para a Ferroviária, que sofreu um rebaixamento à Série A2 do Paulista no primeiro semestre. Agora, a equipe está entre as quatro melhores da Série D e se prepara para enfrentar o Athletic-MG nas semifinais.
Uma semifinal ainda mais emocionante foi protagonizada por Ferroviário-CE e Maranhão, que proporcionaram um duelo eletrizante na capital cearense, também neste domingo. No primeiro confronto, em São Luís, houve empate por 1 a 1, deixando tudo em aberto para o jogo de volta.
Na partida decisiva, o time maranhense marcou aos 46 minutos do segundo tempo, mas o Ferroviário ainda conseguiu a reação, logo em seguida, levando a partida para os pênaltis. Nas cobranças, o Maranhão perdeu todas as penalidades, com Leone, Fontes e Fabrício. Para o Ferroviário, Ciel, Tarcísio e Gabriel fizeram, garantindo a vitória por 3 a 0. Agora, o time cearense irá enfrentar o Caxias-RS na semifinal.
Ao longo da competição, o Ferroviário-CE teve a melhor campanha e permanece como o único invicto da Série D. Até este domingo, a equipe tinha jogado nove vezes em casa e vencido todas as partidas.
Acesso inédito do Athletic
O clube da cidade de São João del-Rei, em Minas Gerais, venceu o primeiro jogo por 2 a 0 e poderia perder por até um gol de diferença para chegar à Série C de forma inédita.
Do outro lado, o Bahia de Feira de Santana mostrou bravura e não abriu mão de brigar pela vaga. No Mineirão, os baianos abriram o placar aos 18 minutos de jogo. Após cobrança de falta, a bola desviou no zagueiro Jemmes, do Athletic, e foi para o fundo das redes, aumentando a confiança do Tremendão.
Apesar da pressão no restante do confronto, o Esquadrão se segurou na vantagem construída na Bahia e conquistou o acesso, mesmo com o revés de 1 a 0.
Eron classifica o Caxias
Portuguesa-RJ e Caxias fizeram embate movimentado no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro. Empatados em 1 a 1 ao fim da partida em Caxias do Sul, uma vitória simples bastava para ambas as equipes chegarem à Série C.
Em campo, estavam Marcelo Toscano, da Lusa, e Eron, do Grená do Povo, os artilheiros da Série D. Os atacantes foram os autores dos gols no jogo de ida e parecia inevitável que um dos dois decidiria a partida.
A definição de quem levou a melhor veio aos 41 minutos do segundo tempo. Eron marcou de pênalti e colocou o Caxias na Série C, para a alegria dos torcedores visitantes presentes nas arquibancadas. Com o tento, ele se tornou o maior artilheiro de uma edição, com 14 gols até o momento.
(Conteúdo – CBF News)
Leia mais sobre: Campeonato Brasileiro / Esportes / Notícias do Estado