16 de agosto de 2024
Esportes

Definidos grupos e regulamento da Divisão de Acesso do Campeonato Goiano

Dirigentes no Conselho Técnico da Divisão de Acesso
Dirigentes no Conselho Técnico da Divisão de Acesso

A reunião do Conselho Técnico do Campeonato Goiano da Divisão de Acesso 2018 oficializou as diretrizes da competição, que em função de decisão do Conselho Técnico no Goianão 2018, excepcionalmente esse ano, terá o acesso de quatro equipes. O evento foi realizado nesta terça-feira, dia 8 de maio.

O Campeonato será iniciado no sábado, dia 21 de julho, primeiro final de semana apó o encerramento da Copa do Mundo da Rússia estendendo-se até o domingo, dia 30 de setembro.     

Foi aprovado por unanimidade, a mesma fórmula das cinco últimas edições do Goianão, sem as semifinais e a Final, uma vez que o grande objetivo é o acesso ao Goianão 2019.  Então, os 10 times participantes jogam 14 partidas, sete em casa e outras sete fora de casa, contagem corrida de pontos ganhos, quando os quatro primeiros colocados alcançam acesso ao Goianão 2019 enquanto os dois últimos colocados são rebaixados para a Terceira Divisão em 2019.  

Em 2018 os 10 clubes integrantes do Campeonato são: América de Morrinhos, Aseev de Paraúna, Crac de Catalão, Goianésia, Goiânia, Jaraguá, Jataiense de Jataí, Novo Horizonte de Ipameri, Santa Helena e Trindade, com as quatro alterações de praxe em relação a 2017, quando Grêmio Anápolis e Anapolina ascenderam ao Goianão 2018, substituídos por Goianésia e Crac que foram rebaixados do Goianão 2017 enquanto Aparecida e Monte Cristo que foram rebaixados à Terceira Divisão 2018 são substituídos por Jaraguá e Jataiense, os dois times promovidos da Terceira Divisão 2017.  

Os times participantes têm até a segunda-feira, dia 15 de julho, para protocolar os contratos dos jogadores que irão atuar na partida de estreia na Divisão de Acesso 2018. O último dia útil anterior ao da 3ª Rodada do 2º Turno, será o prazo limite para os jogadores ganharem condição de jogo para o Campeonato.  

Sistema de disputa  

A fórmula de disputa, idêntica à das últimas cinco edições do Goianão, de 2014 a 2018, sem as semifinais e a Final. Nela, as 10 equipes estão divididas em dois grupos de cinco times cada, formados a partir de cinco duplas regionalizadas sorteadas, ficando cada dupla em cada um dos dois grupos.  Assim, o Grupo A é formado por Jaraguá, Santa Helena, Goiânia, Novo Horizonte e Aseev enquanto o Grupo B é composto por Jataiense, Goianésia, Trindade, Crac e América.

Os jogos acontecem grupo contra grupo, em ida e volta, nos dois primeiros turnos e dentro dos respectivos grupos no 3º Turno, somente ida, totalizando 14 partidas para cada time, sete em casa e sete fora de casa, contagem corrida de pontos ganhos, quando os quatro primeiros colocados alcançam acesso ao Goianão 2019 enquanto os dois últimos colocados são rebaixados para a Terceira Divisão em 2019, sempre independente de grupo.   

Tabela do 3 Turno 

Tendo em vista que o 3º Turno será a reta de chegada do Campeonato e os jogos serão somente de ida, houve por bem a FGF fazer a distribuição bem como a sequência desses 20 jogos, os 10 de cada um dos dois grupos, ou seja, a Tabela do 3º Turno por sorteio, à qual ficou assim definida:  

III – TURNO    

1ª RODADA 

G. A – Jaraguá x Aseev

G. A – Santa Helena x Goiânia

G. B – Jataiense x Goianésia

G. B – Crac x América

Folgam: Novo Horizonte e Trindade 

2ª RODADA 

G. A – Aseev x Santa Helena

G. A – Novo Horizonte x Jaraguá

G. B – Goianésia x Crac

G. B – Trindade x Jataiense

Folgam: Goiânia e América 

3ª RODADA 

G. A – Goiânia x Novo Horizonte

G. A – Santa Helena x Jaraguá

G. B – América x Trindade

G. B – Crac x Jataiense

Folgam: Aseev e Goianésia 

4ª RODADA 

G. A – Aseev x Novo Horizonte

G. A – Jaraguá x Goiânia

G. B – Goianésia x Trindade

G. B – Jataiense x América

Folgam: Santa Helena e Crac 

5ª RODADA 

G. A – Goiânia x Aseev

G. A – Novo Horizonte x Santa Helena

G. B – América x Goianésia

G. B – Trindade x Crac

Folgam: Jaraguá e Jataiense  

Quantidade de atletas abaixo da idade  

Idem, desde 2014, a quantidade de atletas até 22 anos de idade, ou seja, nascidos a partir de 1º de janeiro de 1996, continua em sete por partida dentre os 18 que constam da súmula, por time, nos jogos.   

Divisão de Acesso a partir de 2019  

Em proposta apresentada pelo Trindade, foi aprovado por unanimidade, que a partir de 2019, o Campeonato Goiano da Divisão de Acesso passará a contar com 8 equipes participantes. No caso de 2019, serão os quatro remanescentes da Divisão de Acesso 2018, os dois rebaixados do Goianão 2018, Anápolis e Rio Verde, e os dois que alcançarem acesso na Terceira Divisão 2018.

 

Informações: Federação Goiana de Futebol


Leia mais sobre: Esportes

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários