20 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 00:03

Definidas novas estratégias de prevenção a incêndios em parques ambientais goianos

Secretário Vilmar Rocha e coronel Lemos.
Secretário Vilmar Rocha e coronel Lemos.

O secretário de Meio Ambiente de Goiás (Secima), Vilmar Rocha, e o comando do Corpo de Bombeiros e Batalhão Ambiental se reuniram nesta quinta-feira (9), no Parque Altamiro de Mora Pacheco, para definir ações e estratégias de prevenção e combate a incêndios em parque ambientais do Estado de Goiás.

“Temos 11 parques estaduais em Goiás, são unidades de conservação importantes, mas muito grandes e é difícil evitar incêndios. Mas podemos prevenir e minimizar os efeitos, trabalhando em conjunto e com planejamento”, afirmou o secretário.

Entre as estratégias estão a realização de aceiros nas divisas dos parque e beiras de rodovias, além do constante monitoramento de todos os parques com satélites e tecnologia de geoprocessamento.

“O Corpo de Bombeiros já tem feito esse trabalho, mas a ideia é aumentarmos a vigilância, principalmente nos prontos que são considerados mais críticos. Todo grande incêndio começa com um pequeno foco. Se conseguirmos identificar com rapidez, podemos evitar que ele tome proporções maiores”, ressaltou Vilmar Rocha.

Para o Corpo de Bombeiros, também é importante fazer o levantamento e visitar todas as propriedades rurais que fazem divisa com os parques. “Iremos cadastrar e orientar todos os fazendeiros e trabalhadores rurais da região. Muitas vezes, os incêndios começam dentro das propriedades e se alastram para os parques. Eles podem nos ajudar num primeiro combate ou mesmo evitar as queimadas”, explicou o coronel Lemos.

A Secima também se comprometeu a fazer a doação ao CBMGO de equipamentos já adquiridos para o combate a incêndios, como capacetes, mochilas costais e botas.

Leia mais:


Leia mais sobre: Cidades