{nomultithumb}
Em reunião ordinária realizada nesta terça-feira (3), a vereadora Dra Cristina (PSDB) foi definida como relatora do projeto de atualização do Plano Diretor de Goiânia na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara Municipal. O critério é a ordem alfabética de acordo com a chegada da matéria na CCJ.
Portas fechadas
A questão foi pacificada entre os componentes da comissão. Além de Dra Cristina, o nome do vereador Welington Peixoto (MDB) também estava cotado para relatar o projeto. Após a reunião ordinária desta terça-feira, os parlamentares estiveram reunidos por cerca de 20 minutos a portas fechadas para definir a questão.
A presidente da CCJ, Sabrina Garcez (sem partido), mostrou aos parlamentares a ordem de chegada das matérias, como e quando foram protocoladas, o despacho a procuradoria e o reenvio a comissão.
“Apresentei a eles a ordem. É de acordo quando o projeto chega a CCJ ou quando enviamos para uma diligência. A ordem não alterou com os novos vereadores, foi a primeira reunião e o projeto chegou para nós só ontem. Teremos de 15 a 21 dias para aprovar o projeto e os vereadores terão condições de fazer subrelatórios”, declarou a presidente da comissão”, Sabrina.
Para a vereadora Dra Cristina, a reunião ajudou a esclarecer dúvidas e evitar que o processo fosse colocado em suspeição.
“Sim, foi esclarecido. Tivemos a participação de novos vereadores que passaram compor a CCJ. Foi uma conversa franca, como tem que ser. Assumi a relatoria, seguindo o regimento interna, fazendo um giro por ordem alfabética. É um tema complexo, de difícil entendimento esse projeto”, afirmou Dra Cristina.
O vereador Welington Peixoto respeitou a decisão e disse que não houve nenhum tipo de irregularidade, que o regimento foi cumprido.
“A presidente da CCJ nos mostrou a sequência, nos mostrou que de fato a Dra Cristina era a próxima da lista, foi um critério técnico regimental, independente das conversas que já teria sido definida a relatoria previamente, o que aconteceu de fato foi uma questão técnica”, declarou.
Base x Oposição
O jogo político de base e oposição na CCJ ganhou reforço. As comissões da Câmara tinham sete parlamentares na condição de titular, com a mudança no regimento, elas passam a ter nove membros titulares.
Entraram os vereadores: Divino Rodrigues (PROS) da base de Iris Rezende (MDB) e Priscila Tejota (PSD), oposicionista ao prefeito. A comissão já tinha como titulares os vereadores: Sabrina Garcez, Zander Fábio, Leia Klébia, Anderson Sales (Bocão), Welington Peixoto, Dra Cristina e Tatiana Lemos.
Para o vereador Welington Peixoto a chegada de novos componentes não muda a disputa entre base e oposição, pois a base já era maioria na CCJ. Sabrina, Cristina e Tatiana são da bancada de oposição e os outros membros compõem a base Irista na CCJ.
Já Dra Cristina avalia que a distribuição do relatório para um membro de oposição, fortalece a discussão, pela possibilidade de se fazer o contraditório de uma forma mais equilibrada.
Audiências Públicas
Audiências Públicas para discutir o Plano Diretor já começam a ser realizadas a partir desta quarta-feira (4). Debate sobre o assunto está previsto para ocorrer na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) para discutir a questão.
Leia mais sobre: Política