Wilton Pereira Sampaio vai apitar o primeiro jogo da decisão do Campeonato Goiano entre Grêmio Anápolis e Vila Nova. A partida acontece no domingo (16), as 16 horas no Estádio Jonas Duarte. O nome do profissional FIFA foi escolhido em audiência pública que contou com membros da Comissão de Arbitragem da Federação Goiana de Futebol e profissionais de imprensa.
A equipe ainda vai contar com os árbitros assistentes Bruno Pires e Márcio Soares. O quarto arbitro para o jogo será Jefferson Ferreira. Teremos também no confronto um quinto arbitro que será Christian Passos.
A escolha de Wilton gerou questionamentos, uma vez que sua atuação no clássico entre Goiás e Atlético nas quartas de final da Serrinha, foi bastante questionada por conta do primeiro gol do time rubro negro, quando ele não marcou um toque no braço do meia João Paulo, que acabou amortecendo a bola antes da finalização para as redes esmeraldinas.
Wilton Sampaio também cometeu um erro considerado grave, que favoreceu o Vila Nova na partida contra o Goiás no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga pela primeira fase do Goianão. Ele marcou pênalti em uma falta cometida fora da área pelo zagueiro alviverde Fábio Sanches.
O presidente da Comissão de Arbitragem da FGF explicou em entrevista à Rádio Sagres, os motivos que levaram a indicação do arbitro para a decisão: “Nós fazemos uma avaliação no nosso quadro a respeito do rendimento de cada um no campeonato, os acertos e erros, acertos mais difíceis e mais fáceis, o cenário do jogo, as equipes que estão envolvidas e vamos afunilando até chegarmos naquilo que a comissão entende ser o nome mais indicado para esse jogo. Dessa forma levar o melhor que nós tempos para dentro desse cenário que estamos hoje”
Leia mais sobre: Esportes / Vila Nova Futebol Clube