A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPEGO), recomendou que a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), não cobre passagens do transporte público neste domingo (2), dia de votação do primeiro turno das eleições 2022.
Em decisão, o juízo determinou a CMTC, a fim de que, em resguardo ao direito do cidadão ao exercício do voto e à Democracia, apresentasse planilha de circulação de ônibus no próximo domingo, com os horários e o aumento de frota. Em nota, a companhia informou que na data do primeiro turno, irá operar com reforço de 33 ônibus que ficarão à disposição.
NÃO DEIXE DE LER: CMTC decide reforçar frota do transporte coletivo no dia das eleições
Pelo menos sete capitais do país já determinaram adotar passe livre no dia das eleições, dentre elas Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Salvador, São Luis, Maceió e Rio de Janeiro.
Ainda em nota, a CMTC destaca que, diferente de outras capitais que têm transporte público municipalizado, Goiânia conta com um transporte coletivo integrado com outras cidades da região metropolitana. Segundo a companhia o risco de uma decisão imediata, próxima a data eleitoral poderá comprometer a operação. ”Sendo assim, será mantido o modelo de operação das últimas eleições. O transporte segue normal, sem alteração”, reforça a CMTC.
Leia mais sobre: defensoria publica / DPE-GO / Eleições 2022 / Transporte Coletivo / Cidades