23 de novembro de 2024
Destaque 2

Defensoria Pública dá 48 horas para Prefeitura de Goiânia informar calendário de vacinação para idosos

Defensoria Publica manda oficio pedindo informações mais consistentes sobre calendário de vacinação (Foto: SMS/ Prefeitura)
Defensoria Publica manda oficio pedindo informações mais consistentes sobre calendário de vacinação (Foto: SMS/ Prefeitura)

A Defensoria Pública do Estado de Goiás quer ter mais informações sobre a vacinação contra Covid-19 em idosos que acontece em Goiânia. Por isso, encaminhou nesta quarta-feira (03/02) um ofício à Prefeitura questionando sobre o calendário de imunização dos idosos que têm mais de 80 anos e também quando os acima de 60 anos irão entrar na fila. O documento também pede para que a Prefeitura avalie a possibilidade do primeiro grupo seja realizado junto com a vacinação dos profissionais da saúde. O Paço Municipal tem 48 horas para responder às questões.

Em sua publicidade oficial, a Prefeitura de Goiânia informa que pretende imunizar todos os idosos asilados (com 100% de pessoas já imunizadas) e profissionais de saúde, cujo índice de vacinação está atualmente em 37,6% da população-alvo. No entanto, não é comunicado o cronograma de imunização dos demais idosos.

Os defensores públicos Philipe Arapian (coordenador do NUDH/DPE-GO) e Cristiana Maria Baptista Teixeira Conceição (colaboradora do NUDH/DPE-GO), destacam que os dados da Secretaria Estadual de Saúde em seu website revelam que idosos acima de 80 e 70 anos embora sejam 5,7% dos representantes dos infectados, representam 51% das mortes por Covid-19 no estado de Goiás. Goiás. 

“Idosos também pertencem a grupos prioritários a serem imunizados, conforme plano nacional de imunização, bem como pessoas acima de 80 anos quando vítimas da Covid-19 chegam a taxas de mortalidade alarmantes de 27,5%”, pontuou.


Leia mais sobre: Destaque 2