O governador de Goiás em exercício, Hélio de Sousa, decretou nesta quinta-feira (29) luto de três dias pelo assassinato do candidato e ex-prefeito de Itumbiara, José Gomes (PTB), e do policial militar Vanilson Pereira.
Segundo o decreto, Goiás perde um político importante e respeitado, “notadamente por sua incansável e exitosa luta pelo desenvolvimento do Estado e pelos interesses do município de Itumbiara”.
O decreto também faz referência ao policial militar que morreu cumprindo o dever, “sacrificando a própria vida para proteger a sociedade goiana e, em especial, a pessoa do governador do Estado em exercício, José Eliton”.
O governador de Goiás, Marconi Perillo, suspendeu a missão oficial ao Canadá e aos Estados Unidos e já retornando para o Brasil.
“Posso afirmar que tudo o que for necessário para esclarecer os fatos ocorridos nesta quarta-feira em Itumbiara está sendo feito neste momento. Há um grande efetivo das Polícias Civil e Militar naquele município, com a participação também da Polícia Federal. Posso afirmar que a situação está sob controle e o que aconteceu foi um fato isolado”, disse Hélio de Sousa.
Notas de pesar
Diversos políticos e autoridades lamentaram a morte de Zé Gomes. Nesta quinta-feira (29), entidades também divulgaram notas de pesar. A Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) repudiou o fato.
“O Estado não pode se curvar diante da ação daqueles que não têm compromisso com a vida, devendo atuar de maneira célere e eficaz, dando à sociedade as respostas que espera do Poder Público”, diz a nota.
O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), o Tribunal de Justiça (TJ-GO) e a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO), o procurador-geral de Justiça, Lauro Machado Nogueira, também se manifestaram.
“A advocacia goiana vela a alma dos mortos nesse atentado, roga que Deus conforte os corações de amigos e familiares e se une em oração pelo pronto reestabelecimento dos enfermos”, divulgou a OAB-GO.
“O Poder Judiciário do Estado de Goiás vem a público externar sua solidariedade cristã aos familiares de todos os vitimados pelo brutal atentado ocorrido ontem na cidade de Itumbiara. E, ao mesmo tempo, repudiar os atos de violência que vem se tornando sistêmica no país”, disse o TJ-GO.
Leia mais:
- Vídeo: Autoridades avaliam que tragédia em Itumbiara poderia ser maior
- Vídeo: Ministro da Justiça vem a Goiás visitar vice-governador
- Atentado em Itumbiara terá apoio da PF para investigação
Leia mais sobre: Cidades