07 de janeiro de 2025
Mundo

Decisão da saída do Reio Unido da União Europeia provoca baixa no mercado financeiro

Imagem: Fotos Públicas
Imagem: Fotos Públicas

Com 52% dos votos a favor, o Reino Unido decide deixar a União Europeia (UE) após 43 anos de participação. O resultado do referendo realizado nessa quinta-feira (23) foi divulgado nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (24).

Com 52% dos votos a favor, o Reino Unido decide deixar a União Europeia (UE) após 43 anos de participação. O resultado do plebiscito realizado nessa quinta-feira (23) foi divulgado nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (24). A saída do Reino Unido da União Europeia afeta de forma negativa o mercado financeiro no mundo inteiro. 17 milhões de britânicos votaram a favor da saída do país do bloco.

A libra esterlina chegou a registrar desvalorização de 10%, a maior dos últimos 30 anos. No início da manhã a Bolsa de Londres estava em baixa de 4,64%, enquanto Frankfurt caía 6,11%. As principais bolsas de valores na Ásia fecharam em baixa. Alguns títulos chegaram a ter as negociações suspensas para evitar mais perdas.

Encontro

Os presidentes da Comissão, do Parlamento e do Conselho europeu vão se reunir hoje em Bruxelas, na Bélgica. O objetivo do encontro é fazer um primeiro esboço do novo projeto da União Europeia sem a presença do Reino Unido.

 


Leia mais sobre: Mundo