16 de agosto de 2024
Política

Debates esquentam campanha eleitoral em Goiás

{nomultithumb}

 

Começou nesta segunda-feira (27) a série de debates com candidatos ao governo do estado. Na próxima quinta-feira (30), está programado o “Grande Debate Digital” organizado pelo Diário de Goiás, Mais Goiás e A Redação. Os três veículos inovam ao se unir para proporcionar um importante debate pela internet. Os governadoriáveis já seguem algumas estratégias para os debates em Goiás.

Caiado

Líder nas pesquisas de intenção de voto, com boa margem de vantagem até o momento para os outros governadoriáveis, o senador Ronaldo Caiado (DEM), não entrou em confronto com os demais candidatos, em debate realizado pela Rádio Interativa nesta segunda.

Questionado pela reportagem do Diário de Goiás sobre o assunto, Caiado argumentou que o eleitor não quer saber de debates pessoais, mas está preocupado em saber quais as propostas de cada um e como os candidatos pretendem resolver os problemas enfrentados pela população.

“Não teve nenhum outro intuito de ir além daquilo que a sociedade deseja. O ouvinte está neste momento preocupado com a vida dele, com o que está acontecendo com ele, ou seja, ele não quer ver um embate entre candidatos do ponto de vista pessoal, ele quer ver um embate do ponto de vista de propostas para a sociedade. O nosso plano de governo não é plano de poder, nem plano partidário, é um plano para a sociedade goiana”, afirmou.

Eliton

Já o atual governador e candidato à reeleição foi um dos primeiros alvos no debate realizado. Ele foi bastante criticado pelos 20 anos de poder do chamado “Tempo Novo”. José Eliton fez críticas pontuais aos adversários e procurou apresentar propostas.

Ele criticou que faltou aos adversários que dizem que farão mudança, explicar quais são as alterações que pretendem fazer caso cheguem ao governo.

“Os candidatos de oposição se limitam a fazer críticas vazias, o cidadão no seu dia a dia, sabe da realidade do nosso estado. Sabe dos serviços que tem, que lhe atendem. Sabe dos desafios da administração pública, sabe qual foi o salto de desenvolvimento que observamos. Nós fizemos questão de apresentar propostas. Ficamos impressionados a evidenciar qualquer lampejo de propostas por parte dos candidatos da oposição. O discurso de transformação, de mudança é discurso de retórica. Não há nenhum apontamento que indique qual mudança que quer faze”, argumentou José Eliton.

Daniel

O candidato do MDB Daniel Vilela disse que procurou apresentar alternativas ao eleitor goiano. Ele destacou que diferente dos outros governadoriáveis apresentou propostas. Daniel criticou o atual governador, José Eliton, pelo governo que representa não ter conseguido atender os anseios da população, na avaliação dele.

“Apresentei várias propostas diferentemente dele. Uma de valorização dos servidores, com a ocupação de 50% dos cargos comissionados por servidores de carreira do estado. Apresentamos a proposta de integração das clinicas populares da rede privada com a rede pública, apresentamos a propostas do programa alimentar que vai oferecer novamente uma condição para famílias de alta vulnerabilidade social no nosso estado terem a condição de darem uma alimentação mais adequada aos seus filhos de zero a seis anos. Apresentamos um projeto também de eficiência para nosso estado, acredito que esse é o nosso papel”, argumentou.

Daniel Vilela disse que o confronto em um debate é natural e que server para a população identificar qual candidato que está mais preparado para administrar o estado de Goiás. Ele também destaca que esta é uma forma de se tornar mais conhecido diante do eleitor.

Kátia

A professora Kátia Maria candidata pelo PT ao governo de Goiás, afirmou que procurou mostrar a diferença entre ela e os três principais candidatos. Ela criticou dizendo que diferente dos outros que na avaliação dela escondem o candidato a presidente, em Goiás ela representa a candidatura do ex-presidente Lula e o legado do governo dele.

Kátia Maria disse que o que Lula fez para o Brasil, ela pretende fazer em Goiás. A candidata do PT, afirmou que José Eliton, Daniel Vilela e Ronaldo Caiado apresentam um mesmo projeto para Goiás.

“Porque na verdade nós temos em Goiás são dois projetos estabelecidos, de um lado nós temos os amigos do Temer: Ronaldo Caiado, José Eliton e Daniel Vilela que apoiam todos os projetos dele no congresso nacional e do outro lado nós temos o nosso programa que é da professora Kátia, do Luís César e da professora Geli, que é o time do Lula em Goiás. Mostrando claramente que de um lado nós temos aqueles que defenderam a Reforma Trabalhista, a PEC do Teto, que trouxe o país para esta onda do desemprego e do outro lado nós vamos ter o time do Lula que vai tirar Goiás e o Brasil dessa crise com um plano efetivo de trabalho”, declarou.


Leia mais sobre: Política

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários