23 de dezembro de 2024
Política • atualizado em 18/08/2021 às 16:18

Debate exibe embate entre os candidatos e fortes críticas

Os candidatos ao governo de Goiás na eleição deste ano se encontraram na manhã desta segunda-feira (10), na sede da Ordem dos Advogado do Brasil (OAB-GO) para um superdebate que envolveu vários meios de comunicação, Diário de Goiás, Rede Bons Ventos, Rádio Bandeirantes 820, TV Goiânia Band e várias rádios coligadas em todo o estado.

Assista a primeira parte do superdebate:

Assista a segunda parte do superdebate:



Participaram do debate os candidatos: senador Ronaldo Caiado (DEM), o governador José Eliton (PSDB), o deputado federal Daniel Vilela (MDB), professora Kátia Maria (PT) e professor Weslei Garcia (PSOL). O debate exibiu embate de ideias entre os governadoriaveis, além de fortes críticas entre eles. 

O debate foi organizado em quatro blocos. No primeiro, os candidatos foram questionados pelos jornalistas realizadores do debate, o segundo e o terceiro blocos foram de perguntas entre os candidatos, onde ocorreram os momentos mais quentes do evento, com embate de ideias entre os governadoriaveis. Já o último bloco, foi de perguntas realizadas por conselheiros da OAB-GO.

Perguntas entra candidatos

Os candidatos esquentaram o debate e foram ácidos em algumas respostas. Ao se dirigir ao senador Ronaldo Caiado (DEM), o governador José Eliton (PSDB) perguntou o que ele vai mudar em relação aos programas sociais, Ronaldo Caiado destacou que vai em parceria com o governo federal manter os programa sociais que estão dando certo no estado, mas com um olhar voltado para a população.

O governador aproveitou a última frase da resposta de Ronaldo Caiado, para afirmar que nenhum dos candidatos ao governo estão apresentando as propostas e que ele tem colocado sim, ações que impactam a população e que vão impactar muito mais.

Ronaldo Caiado em sua tréplica afirmou que o atual governo não esta pagando os fornecedores como, por exemplo, as faculdades e universidades que fornecem vagas na bolsa universitária. Segundo Caiado, essas mantenedoras estão a mais de oito meses sem receber.

O candidato do PSOL ao governo de Goiás, Weslei Garcia, questionou o governador e candidato à reeleição pelo PSDB, José Eliton, sobre os projetos na área de segurança. Weslei quis saber o que o atual governador tem de proposta para a área.

José Eliton elencou as ações do governo que foram tomadas a partir do dia que assumiu o governo, como o batalhão dos terminais que, segundo o governador, vem aumentando a segurança. Eliton ainda ressaltou que os indicadores de segurança vêm diminuindo nos últimos anos.

Wesley Garcia lembrou que o atual governador foi secretário de segurança pública e reafirmou que hoje o trabalhador na segurança ganha muito pouco. Weslei afirmou que vai investir pesado na segurança pública.

José Eliton apimentou o debate ao sugerir um alinhamento entre o PSOL, o DEM, o MDB e o PT para atacar a atual administração. De acordo com existiram investimentos na área de segurança, com compra de equipamento para a área de segurança.

A professora Kátia Maria, candidata do PT ao governo de Goiás, questionou Daniel Vilela sobre as ações na área de educação e o que ele pensa em fazer para melhorar o ensino em Goiás. Daniel Vilela apresentou o programa Aluno em Tempo Integral que vai ser uma maneira de fazer com o que o aluno no contra turno escolar tenha aula de música, esportes e empreendedorismo para formar esses estudantes.

A candidata Katia Maria apresentou a proposta do programa cuidar da Infância e anunciou que esse programa vai construir novas unidades de educação infantil, segundo ela são necessárias a construção de 653 novas unidades para que a mãe tenha onde deixar os filhos para poder ir trabalhar.

Daniel Vilela reafirmou que vai buscar parcerias para fazer atender a demandas como a falta de vagas para a educação infantil segundo o candidato pouco importa se o aluno vai ser atendido na rede de educação pública ou privada, o que importa é o aluno e a família ser atendida. 


Leia mais sobre: Política