O debate entre os dois candidatos a reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) nas eleições desta terça-feira (3) teve muitas falas centradas na necessidade e na garantia de autonomia financeira e de gestão para a instituição. O doutor em Economia Marcelo Moreira debateu com o atual reitor, Antônio Cruvinel, especialista em Tecnologia da Informação.
O debate foi transmitido no canal da UEGTV no YouTube.
Moreira focou bastante em dificuldades da comunidade estudantil, tais como bolsas e restaurantes universitários. Mas ele pontuou diversas vezes que a UEG necessita assegurar sua autonomia para focar nestas soluções. “Vamos institucionalizar a política estudantil com orçamento, com estatuinte (revisão do estatuto) para isso”. Além disso, falou na necessidade de linhas de financiamentos e parcerias para pró-extensionismo na UEG.
Já Cruvinel declarou que a UEG precisa avançar mais, mas que “já caminha a passos largos” para sua autonomia. “Houve turbulência, intervenção, mas está caminhando para autonomia real, avança com pé no chão, no dia a dia, com credibilidade”. Além disso, ele afirmou que a instituição já tem um arcabouço para financiar os cursos de extensão e que tenta articular com a Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapeg) superar obstáculos para parcerias.
Questionado por Moreira sobre ampliação dos programas de pós-graduação, Cruvinel disse precisam avançar com responsabilidade, mas que está com cinco projetos prontos aguardando janelas da Caps para sua aprovação.
Assista abaixo e confira o que cada um disse!
A eleição desta terça
A votação para escolha do novo reitor começa às 12h desta terça-feira e segue até o mesmo horário de quarta (4). O processo será totalmente eletrônico, realizado por meio do portal de Sistemas da UEG (ADMS).
A Comissão Eleitoral Central reforça a importância da participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica discentes, docentes e servidores técnico. A eleição contempla ainda a escolha de diretores de instituto acadêmico e coordenadores de curso, conforme calendário aprovado pela Resolução CEC nº 2, de 28 de abril de 2025.
Quem será eleito e quem pode votar
- Reitor: podem votar todos os docentes e servidores técnico-administrativos efetivos em exercício regular de suas funções, incluindo aqueles pertencentes a outros órgãos e entidades que estiverem à disposição da Universidade e com ônus para a UEG, e discentes regularmente matriculados em cursos de graduação (presenciais ou EaD) ou pós-graduação stricto sensu da UEG.
- Diretores de instituto acadêmico: votam os docentes e discentes vinculados ao respectivo instituto acadêmico.
- Coordenadores de curso de graduação: a votação é restrita aos docentes que exerçam atividade de ensino no curso e discentes vinculados ao curso correspondente.
Leia mais sobre: Debate UEG / Eleição para Reitor / Cidades / Educação / Geral

