31 de dezembro de 2024
Política • atualizado em 12/02/2020 às 23:41

Segurança e educação são temas levantados por leitores em debate

O Jornal O Popular reacebeu na manhã desta segunda-feira (15), para debate, os quatro candidatos ao governo estadual mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto: Marconi Perillo (PSDB), Iris Rezende (PMDB), Vanderlan Cardoso (PSB) e Antônio Gomide (PT).

 

Debate de O Popular com os candidatos; veja resumo do segundo bloco

No primeiro bloco do debate, os candidatos responderam a questionamentos feitos pelos leitores e enviados ao Jornal. Os leitores questionaram principalmente os projetos dos governadoriáveis para as áreas de educação e segurança pública.

Veja abaixo o resumo do que foi respondido por cada participante.

Marconi Perillo, sobre educação:

O governador negou que as filhas estudam na Suíça, como foi levantado pela pergunta do leitor. Ele garantiu estar investindo pesado na educação no Estado, com o pagamento do piso salarial, reforma de mais de mil escolas e o prêmio aluno, que, segundo ele, contribuíram para a boa colocação do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educacão Básica (Ideb).

Plano de Carreira dos servidores da Emater

Questionado sobre a não elaboração de um plano de carreira para os servidores da Emater, o governador Marconi Perillo argumentou que, na sua administração, foram aprovados inúmeros planos de carreira em várias áreas. Segundo ele, os que não foram aprovados é porque não “houve tempo”. Ele ainda assegurou que a Emater sempre teve a sua atenção e tem uma “tradição histórica de um trabalho fundamental.


 Iris Rezende, sobre ações para o meio ambiente

 O ex-prefeito de Goiânia garantiu sempre ter tido preocupação com o tema. Ele citou a construção de parques quando administração da capital e a preservação da Serra de Caldas. Iris também afirmou que uma das suas primeiras preocupações foi iniciar a construção da Barregam do João Leite.
 
Sobre a operação Monte Carlo e o apoio do PMDB para o arquivamento da CPMI no Congresso
 
Segundo Iris, a representante do partido em Goiás na Comissão, a deputada Iris de Araújo, foi contra o encerramento da CPMI. Ele definiu a operação Monte Carlo como o maior escândalo na administracão publica desse país.


Vanderlan Cardoso, sobre investimentos em educacão
 
O candidato do PSB assegurou que vai investir na valorizacão dos professores, retomar a titularidade, que, segundo ele, foi achatada pelo atual governo. Ele garantiu a construção e reforma de escolas de qualidade no Estado e investir no aluno em tempo integral.
 
Menores infratores
 
Vanderlan afirmou que, para combater a criminalidade que atinge a juventude, vai parceria com a sociedade organizada, Ongs e casas de recuperação que já trabalham há muito tempo no Estado. Ele afirmou que vai passar recursos para essas casas e o governo vai ser fiscalizador.


Antônio Gomide, sobre segurança no entorno do Distrito Federal
 
O candidato petista afirmou que quer fazer do processo de educação o que vai alavancar essa região. Segundo ele, a UEG possa se estabelecer, com cursos que fortalecam a entrada no mercado de trabalho. Ele também prometeu parceria com o Distrito Federal para o BRT na região.
 
Sobre proximidade com Marconi Perillo
 
O candidato petista afirmou sempre ter respeitado o governador e que o cargo de prefeito de Anápolis, que ocupou por dois mandatos, precisa estar acima das diferenças partidárias. No entanto, ele destacou que ambos estão em campos políticos diferentes no nível nacional, estadual e municipal.

Leia mais sobre: Política