No terceiro bloco do debate promovido pelo Jornal O Popular com os quatro cndidatos ao governo do Estado mais bem colocados nas pesquisas: Marconi Perillo (PSDB), Iris Rezende (PMDB), Vanderlan Cardoso (PSB) e Antônio Gomide (PT), cada participante pôde perguntar a outro sorteado com tema livre. Veja resumo abaixo.
- Debate de O Popular com os candidatos; veja resumo do primeiro bloco
- Debate de O Popular com os candidatos; veja resumo do segundo bloco
O governador afirmou que está trabalhando o plano de governo, mas teve que fazer obras que não estavam previstas como a recuperação da malha viária estadual, obras na área de saúde, como o Hugo 2 e a reforma de mais de mil escolas no estado.
Réplica: Vanderlan disse que as obras que foram feitas sem estar dentro do plano de governo mostram a falta de planejamento da administração. Vanderlan defendeu a administração de Alcides Rodrigues, afirmando que foram feitas as ações que permitiram ao governo atual conseguir empréstimos junto ao governo federal.
Tréplica: O governador afirmou que mais de 80% dos compromissos de campanha foram cumpridos e rebateu as críticas na área de saúde, citando que pesquisa publicada hoje, 15, no Jornal O Popular, mostra que os atendidos nas unidades de saúde do Estado dão nota 9 para o atendimento. O governador afirmou que já trocou a frota de carros da segurança pública três vezes na atual administração.
Vanderlan Cardoso questiona Iris Rezende sobre as diferenças do acordo que foi negociado para a CELG em 2010 e em 2014.
Iris Rezende afirmou que, quando administrou o governo de Goiás pela primeira vez, a CELG se “agigantou”, com a construção da hidroelétrica de Cachoeira Dourada. Ele ter sido contra a venda de Cachoeira Dourada e que “um administrador tem que assumir seu papel”. Para Iris, o acordo de 2010 é “mil vezes melhor” que o que está sendo feito agora.
Réplica: Vanderlan Cardoso afirmou que é os R$ 1,9 bilhões que vão ser repassados para a Celg não serão utilizados para investimento e sim para pagar dívidas da empresa. Segundo ele, após a venda de Cachoeira Dourada, o governo patrocinou atletas e shows, o que prejudicou ainda mais a empresa.
Tréplica: Iris Rezende afirmou que se eleito governador vai conclamar a população de Goiás para ir fazer manifestação na Praça do Três Poderes, em Brasília, pedindo que a CELG volte a ser o “patrimônio dos goianos”.
Marconi questiona Gomide sobre como ele avalia a construção do Centro de Convenções de Anápolis.
Antônio Gomide critica o baixo investimento, na opinião dele, na área de saneamento na cidade. O ex-prefeito afirmou que a cidade vive com problemas de falta de água. Gomide disse que seria melhor o governador ter investido em saneamento que no centro de Convenções da cidade.
Réplica: O governador destacou que os investimento na cidade alavancaram as obras e a arrecadação da cidade. Marconi destacou que foram instaladas novas industrias e que hoje não existe falta de água na cidade.
Tréplica: O ex-prefeito de Anápolis afirmou que tem andado o estado de cabeça erguida e que não tem medo de olhar nos olhos da população. Gomide disse que isso o governador tem dificuldade de fazer.
Marconi questionou o candidato Vanderlan Cardoso sobre qual a proposta dele para a UEG. Governador disse que deu autonomia e destino de verba especifica para a universidade.
Vanderlan Cardoso disse que Marconi faltou com a verdade ao afirmar que faz repasses para a UEG e para a FAPEG, por que esses repasses estão atrasados. Ao fazer propostas. Vanderlan disse que vai dar autonomia de verdade para a UEG, contratar professores e acabar com a ingerência política na instituição.
Réplica: Marconi rebateu Vanderlan afirmando que tem investido sim na UEG e na FAPEG, que foram criadas na administração dele. Marconi ainda apontou que – conforme foi divulgado pelo Jornal Folha de São Paulo – a UEG cresceu 40 posições na avaliação da instituições de ensino superior.
Tréplica: Vanderlan disse que aprovar projetos na assembleia é fácil, difícil é executar o que foi aprovado, ao criticar a falta de repasses para a UEG.
Marconi questiona Iris Rezende sobre o que ele pretende fazer na área de saúde.
Iris Rezende criticou Marconi e disse que muito pouco foi feito pelo atual governo. Ele citou hospitais que estão em construção há mais de 10 anos, como o do Santo Antônio do Descoberto. Iris disse que vai construiu hospitais em todos as regiões do Estado e fez maternidades em todas as regiões.
Réplica: Marconi afirmou que hoje os usuários da saúde no estado deram nota 9 às unidades de saúde do Estado. Em crítica direta aos governos do PMDB, ele afirmou que o HGG ficou fechado por muito tempo, e a regionalização acabou. Marconi ainda desafiou Iris Rezende a dizer um hospital construído por ele.
Tréplica: Iris disse que construiu mais de 40 hospitais, nas duas administrações dele. O candidato ainda disse que a UEG foi criada por ele.
Vanderlan Cardoso questionou Antônio Gomide sobre a opinião dele em relação aos aditivos que são feitos em obras do governo estadual.
Gomide criticou a falta de consonância entre as obras e os anseios da população. Ele disse que obras sem a participação popular criam grandes problemas. Ele citou o Centro de Excelência, o Centro Cultural Oscar Niemeyer, que, na opinião dele, não estão em pleno funcionamento. Gomide disse que isso mostra falta de planejamento.
Réplica: Vanderlan Cardoso disse que falta a elaboração de um planejamento correto e destacou que em Anápolis o governo tinha que investir em melhor saneamento porque na cidade falta água.
Tréplica: Para Gomide falta transparência nas ações do governo estadual e isso é fundamental para a nova política.
Leia mais sobre: Política