Uma reunião realizada na sexta-feira (3) teve ar de pacificação, fechando uma semana de muitas especulações sobre pressão interna no MDB, sob o comando estadual do vice-governador, Daniel Vilela, para a indicar o candidato a vice na chapa de Sandro Mabel. Mabel é pré-candidato à Prefeitura de Goiânia nas eleições deste ano pelo aliado UB. Mas o encontro finalizou sem indicar com precisão o rumo que será seguido.
O coordenador foi o vice-governador e presidente regional do MDB, Daniel Vilela. Ele participou de maneira remota, por videoconferência. Compareceram Sandro Mabel, o presidente municipal do partido, o ex-prefeito Agenor Mariano, integrantes da bancada do MDB na Câmara (vereadores Bill Guerra, Pedro Azulão Lucíula do Recanto, Igor Franco, Kleybe Morais, Anselmo Pereira, Sargento Novandir e Henrique Alves) e pré-candidatos a vereador pelo partido.
Instigado a detalhar eventuais articulações sobre a escolha do pré-candidato a vice na chapa dele, Sandro Mabel teria endossado o que Daniel Vilela disse ao abrir a reunião. “Ambos entendem que, por ora, a discussão é precipitada, que o MDB tem, impreterivelmente, assento na mesa de negociações. E que o governador Ronaldo Caiado também tem voz ativa nestas definições”, divulgou a assessoria do vice-governador.
MDB está à disposição de Mabel, diz Vilela
Vilela destacou a “capilaridade do MDB na capital, a força da militância e o histórico de vitórias da sigla nas disputas pelo Paço Municipal”.
Na sequência, ele colocou toda a estrutura do partido à disposição de Mabel. Empresário e presidente da Federação das Indústrias, Mabel concorrerá à Prefeitura de Goiânia com o apoio do governador Ronaldo Caiado e de aliados, como o próprio MDB. “Você está diante de um time animado e muito motivado. Utilize toda esta nossa força a seu favor”, disse o vice-governador ao pré-candidato.
Sandro Mabel, em contrapartida, reconheceu o que líderes do partido fizeram, através de mandatos eletivos, por Goiânia e por Goiás. Mencionou, com deferência, as biografias dos ex-governadores e ex-prefeitos Iris Rezende e Maguito Vilela.
Sandro acena a vereadores
O pré-candidato garantiu aos vereadores e pré-candidatos ali presentes que ele se comprometia a valorizar todos os que estivessem ao seu lado na campanha e dispostos a “arrumar” e “consertar” a capital. Também sinalizou que não medirá esforços para auxiliar na eleição de vereadores do MDB a fim de ter um bloco forte de aliados que, em contrapartida, lhe irá assegurar governabilidade. “Nós vamos fazer juntos, trabalhar juntos. Eu, como gestor, não quero mérito de nada. Mas quero um grande time ao meu lado”, pontuou.
Daniel antecipou que será agendado, para os próximos dias, uma reunião com o governador, “a fim promover maior interação entre os emedebistas que irão encarar as urnas em 2024 e aquele que o próprio vice-governador define como timoneiro nestas eleições”, .
O encontro de sexta foi realizado na sede conjunta dos diretórios estadual e metropolitano, no setor Aeroporto, em Goiânia. O ex-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e figura histórica do partido, Paulo Ortegal, também esteve presente.
Leia mais sobre: Daniel Vilela / Eleições 2024 / MDB / Sandro Mabel / Eleições 2024 / Política