A primeira pesquisa estimulada do Datafolha sobre a corrida eleitoral de 2024 na cidade de São Paulo foi divulgada nesta quinta-feira (31) e mostrou Guilherme Boulos (PSOL) à frente, com 32%. Ricardo Nunes (MDB), que é o atual prefeito da cidade com mais eleitores no Brasil, marcou 24%, e foi seguido por Tabata Amaral (PSB), com 11%. Um nome que surpreendeu, apesar de baixo, foi Kim Kataguiri (União Brasil), escolhido por 8% dos entrevistados.
Vinicius Poit, do Novo, chegou a marcar 2%, os que votariam em branco ou nulo 18% e 5% não souberam indicar seu nome preferido. Vale lembrar que as eleições municipais em todo Brasil acontecem em 2024, em 13 meses, considerando o primeiro turno.
Já a pesquisa espontânea, quando o eleitor é instado a citar um nome de sua preferência sem ter a lista dos eventuais postulantes exposta para si, Boulos também liderou, com 8%, Nunes teve 4%, e Kim, 1%. O “candidato do PT”, que não deverá existir (já que o Partido dos Trabalhadores e o presidente Lula apoiaram Boulos), tem 2%, e “o prefeito”, sem ter o nome especificado, outros 2%. Dizem não ter candidato 72%, e 7% indicam querer anular ou votar em branco.
O Datafolha ouviu 1.092 eleitores na capital paulista na terça (29) e na quarta (30) e traz a pesquisa com margem de erro de levantamento de três pontos percentuais para mais ou menos.
Leia mais sobre: Política