O candidato ao governo de Goiás pela Coligação Novas Ideias, Novo Goiás (MDB, PP, PRB e PHS), Daniel Vilela (MDB), disse nesta sexta-feira (14), em entrevista no polo lojista da Rua 44, que vai reduzir o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 15% e as multas por atraso no pagamento em 50%. Goiás tem hoje o 4º IPVA mais caro do Brasil. Daniel se reuniu com membros da Associação dos Lojistas da Rua 44 e realizou caminhada na região.
“Esse cobrança abusiva de impostos que praticam em Goiás atrapalha a vida do cidadão e o desenvolvimento da nossa economia. Temos certeza de que com as reduções de tributos e as isenções aos mais carentes, vamos fomentar o consumo no Estado, inclusive aqui no polo lojista da região da Rua 44.” Daniel já se comprometeu também a isentar as taxas de famílias que consumam até 5 mil litros de água e até 50 kWh de energia por mês.
O emedebista afirma que, quando os tributos e taxas são muito altos, como acontece em Goiás, ocorre um efeito reverso ao desejado. Como os valores são abusivos, o cidadão deixa de pagar, e a arrecadação pública cai, provocando assim falta de investimentos e queda na qualidade dos serviços públicos. “A economia moderna mostra que é necessário equalizar os meios de arrecadação com a capacidade de pagamento da população, atrelada a uma meta para que o Estado mantenha serviços à população e investimentos em melhorias.”
Em 2017, 12% dos donos de veículos não conseguiram pagar o IPVA em dia. “Ninguém deixa de pagar conta porque quer. Quando o cidadão deixa de pagar um imposto, é porque não conseguiu. É preciso que o Estado busque alternativas para ajudar, em vez de realizar blitzes para acossar o cidadão que já está passando por aperto”, afirma Daniel.
Caminhada
O candidato realizou caminhada pelas ruas do polo lojista da Rua 44 ao lado de diretores da associação local, do candidato a deputado federal João Reis (MDB) e representantes da candidata Iris de Araújo (MDB), do deputado estadual e candidato a reeleição Humberto Aidar (MDB), e das candidatas a deputada estadual Ana Machado e Divina Mendes (ambas do MDB). O presidente da Câmara de Goiânia, Andrey Azeredo (MDB) também andou ao lado de Daniel.
Antes da caminhada, Daniel ouviu as demandas da região, entre elas videomonitoramento para aumentar a segurança dos lojistas e frequentadores, a continuação da Avenida Leste Oeste e a conclusão do BRT. “Me alegra ver que muitas das reivindicações já têm ações nossas, como a conquista dos recursos para destravar as obras do BRT e o investimento maciço em videomonitoramento, que já consta no nosso plano de gestão.”
Sobre a Avenida Leste Oeste, Daniel lembrou que o governo do Estado prometeu à Prefeitura de Goiânia R$ 35 milhões para a obra, mas ainda não fez o repasse. Daniel se comprometeu a fazer o repasse e contribuir para a conclusão da obra, que vai melhorar a mobilidade na região. Depois, durante a caminhada, o candidato destacou a recepção dos lojistas. “Temos ouvido cada vez mais mensagens de carinho e de apoio ao nosso projeto. As pessoas estão vendo, aos poucos, quem realmente tem propostas para ajudar os goianos a terem uma vida melhor.”
Leia mais sobre: daniel / Eleição 2018 / Goiás / Humberto Aidar / marconi / PMDB / PSDB / Notícias do Estado