O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, entregou nesta sexta-feira (19) 48 moradias a custo zero do programa Pra Ter Onde Morar – Construção, em Santa Rita do Araguaia, no Sudoeste goiano. O investimento, realizado pelo Governo de Goiás, chegou a quase R$ 6 milhões e contempla famílias com renda de até um salário mínimo.
“O objetivo desse programa é alcançar todas as famílias que se encontram em condição de pobreza ou extrema pobreza. E nós vamos levar isso a todos os municípios de Goiás”, afirmou Daniel Vilela durante a cerimônia.
As casas foram construídas no Bairro Mutirão da Moradia I, em terrenos doados pela prefeitura, e entregues sem qualquer contrapartida dos beneficiários, nem mesmo custos com documentação. “Que vocês possam, agora, ter a dignidade, a segurança de sonhar com um futuro melhor”, disse o vice-governador, ao destacar o impacto social da iniciativa.
Segundo ele, o programa fortalece o vínculo das famílias com suas cidades de origem e estimula o desenvolvimento local. “Construímos um modelo em que possamos oferecer casas para as pessoas que nasceram e querem permanecer em sua cidade. É uma grande parceria: a prefeitura entra com o lote e a infraestrutura, e o Estado vem e constrói as casas”, completou.
O prefeito Carlos Tadeu destacou a união de esforços entre Estado e município para garantir a entrega. “Fizemos a aquisição da área e mandamos o projeto para a Câmara para o município comprar a área e ter o benefício aqui para vocês”, explicou.
Entre os contemplados está Lorraine, 25 anos, mãe de três filhos, que comemorou a conquista. “É uma felicidade imensa ter um cantinho para chamar de meu, para ter onde meus filhos dormirem. Eu só tenho a agradecer a cada um por isso”, disse emocionada. Crocheteira, ela vivia de aluguel e agora terá uma moradia própria.
Expansão do programa
Desde 2021, o Pra Ter Onde Morar – Construção já entregou mais de 4 mil casas gratuitas em 162 municípios goianos. A meta do Governo de Goiás é alcançar 10 mil unidades habitacionais até 2026. Só em setembro deste ano, foram beneficiadas 60 famílias em Bonópolis e outras 89 em Rio Quente e Água Limpa.
Além das casas, o Estado mantém o programa Aluguel Social, que desde 2021 já distribuiu 75,8 mil cartões em 126 municípios, subsidiando R$ 350 mensais para famílias em situação de vulnerabilidade.
Leia mais sobre: Daniel Vilela / Governo de Goiás / Pra Ter Onde Morar / Santa Rita do Araguaia / Cidades / Notícias do Estado

