04 de janeiro de 2025
Leandro Mazzini

Curto-circuito eleitoral

 

Candidato ao governo de Goiás pelo PSB, o industrial Vanderlan Cardoso guarda trunfo para atacar o rival Marconi Perillo (PSDB), que tenta reeleição. É caso pessoal. Cardoso havia negociado com a Celg, companhia de energia do Estado, mais linhas de transmissão para uma pequena cidade onde instalaria fábrica de produtos alimentícios. Coincidência ou mudança de estratégia, a Celg desistiu de investir na linha logo depois que Vanderlan anunciou sua futura candidatura contra Marconi, anos atrás. Cardoso então ergueu a fábrica em Caruaru e tornou-se amigo e militante de Eduardo Campos.

Mão amiga

Visionário, Campos previu um potencial candidato em Goiás, e há dois anos filiou Cardoso ao PSB. Deu incentivos fiscais para fábrica de alimentos no agreste de PE.

Bye, Bye, Brasil

O ilustre aposentado Joaquim Barbosa pretende se refugiar no apartamento quarto-sala que comprou em junho de 2013, em bairro nobre de Miami.

A conferir
Para acalmar as alas radicais contra Marina Silva, o PSB estuda lançar uma inédita chapa feminina à Presidência: Marina Silva com Luiza Erundina de vice.

Contramão..
Reboliço tomou os corredores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que espera chamamento de mais concursados e reivindica mais concursos. Com a concessão de dezenas de rodovias, muitos setores ficaram ociosos no DNIT – braço do Ministério dos Transportes – e a solução foi remanejar servidores para a ANTT.

..e choque

Agora, sem qualquer treinamento ou experiência no setor, por ora 22 servidores do DNIT que até ontem fiscalizavam obras ou atuavam em gabinetes, passarão a atuar como… fiscais da ANTT nas estradas. ‘Eles continuarão servidores do DNIT, mas estarão prestando serviços à ANTT’, informa a assessoria do DNIT.

Tristes fins

O Brasil tem histórico de perda de políticos em acidentes aéreos. Além do presidente Castelo Branco, de Ulysses Guimarães e agora de Eduardo Campos, o então governador do Rio Roberto Silveira foi vítima de queda de helicóptero em 1961 em Petrópolis.

Devagar, devagarinho

Grãos petistas preocupados com o pique da candidata. A presidente Dilma se mostra mais comedida que o antecessor Luiz Inácio na mesma situação, em 2006. Nos bastidores, há séria recomendação médica para que se evite a volta de seu câncer. Perigo real e imediato, diante do estresse e da agenda cansativa.

Malas prontas

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, vai a Lima (Peru) este mês, e a Melbourne (Austrália) em setembro, para reuniões da OIT, nas quais apresentará o plano do SUT – Sistema Único do Trabalho, sobre modernização da pasta.

Ex é.. F!

Candidato de Aécio Neves ao governo do DF, Luiz Pitiman (PSDB), ex-secretário de Obras de Agnelo (PT) em 2011, conheceu por dentro o governo e partiu para o ataque: prega um choque de gestão na administração de Brasília. Assista na TV UOL e no canal da Coluna no Youtube a entrevista à Esplanada WebTV.

Calma, gente!

Detido em Montes Claros (MG) fiel da Igreja Universal do Reino de Deus que invadiu matriz católica e quebrou sete esculturas de santos. A prefeitura, lá perto, ficou intacta.

Ponto Final

Atenção, prefeitos! Benedito Cobra Filho, ex-prefeito de Borda da Mata (MG), foi condenado pelo TJ por ter pintado órgãos públicos com as cores de sua campanha.

______________________________
Com Equipe DF, SP e Nordeste

 


Leia mais sobre: Leandro Mazzini