22 de novembro de 2024
Brasil

Cursos de medicina devem ser implantados em municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste

22 municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foram pré-selecionados para receberem o primeiro curso de medicina. As cidades estão localizadas em oito estados do país.

A medida integra o Programa Mais Médicos, que tem como objetivo ampliar a oferta do cursos superior nas regiões mais carentes desses profissionais. Esta é a segunda vez que os Ministérios da Saúde e da Educação abrem um processo de seleção para abertura de novos cursos de medicina desde o lançamento do Mais Médicos.

Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a criação dos novos cursos possibilitará que o Brasil atinja a meta de 600 mil médicos em todo o país até 2026. “Nós precisamos atingir 600 mil médicos atuando em todo o país. Para isso, é importante expandir as faculdades de medicina em todo o país. Mas, nós não podemos concentrar a formação apenas nas capitais e nas cidades onde já tem faculdade medicina. Nós queremos de fato que essa expansão ocorra em todas as regiões de saúde”, ressalta ele.

Os municípios pré-selecionados devem confirmar o interesse em receber o curso de medicina entre os dias 13 e 24 de abril, através do site do Ministério da Educação


Leia mais sobre: Brasil