23 de dezembro de 2024
Aparecida de Goiânia • atualizado em 13/02/2020 às 00:51

Curso de Telemedicina agiliza diagnóstico de infarto em Aparecida

(Foto: Augusto Diniz)
(Foto: Augusto Diniz)

Para aprimorar os conhecimentos dos profissionais das unidades municipais de urgência e emergência de Aparecida de Goiânia, a partir desta segunda-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde oferece uma nova capacitação sobre o telemedicina Latin America Telemedicine Infarct Network (Rede de infarto telemedicina latino-americana). O programa que visa o diagnóstico precoce de infarto, foi implantado no município há dois anos e já salvou a vida de milhares de pessoas.

As capacitações serão realizadas nas próprias unidades e se estenderão até quinta-feira (23). O convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Hospital Encore, Medtronic, Fundação Lumen e ITMS, não tem custo para a Prefeitura.

O projeto humaniza o atendimento de pessoas com início de infarto e que dependem da rede pública municipal de saúde. Por meio do Latin, os médicos das unidades de urgência e emergência do município conseguem detectar a presença do infarto do miocárdio – um tipo especial e mais grave de infarto – em tempo hábil para evitar, com o tratamento adequado, a ocorrência de sequelas e óbitos.

O funcionamento é simples: por meio de um eletrocardiógrafo, instalado um em cada ponto integrante do projeto, o paciente com suspeita de infarto é submetido a um eletrocardiograma, exame capaz de diagnosticar problemas cardíacos ainda no atendimento inicial. Após realizado, o exame é transmitido diretamente para uma central. Nessa central, cardiologistas de qualquer lugar do país avaliam de imediato e dão uma opinião médica, tudo via internet. Caso seja constatado início de infarto, os pacientes são encaminhados para o Hospital Encore, instalado no setor Vila Brasília que é referência em cardiologia.

De acordo com a SMS, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Buriti Sereno, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do setor Brasicon, Cais Nova Era e Cais Colina Azul estão preparadas para receber pacientes com dor torácica, além de realizar o exame capaz de diagnosticar o infarto. Os profissionais de saúde dessas unidades recebem com frequência treinamento do protocolo Latin, visando melhorar cada vez mais o atendimento.

Faz parte da missão das instituições participantes do projeto Latin, no município, salvar vidas e garantir o acesso ao exame por parte da população carente. O hospital Encore se prontificou a realizar o tratamento, as empresas colaboram com o material, equipamentos e software, e a Prefeitura participa captando esses pacientes que precisam realizar o exame e o tratamento de forma gratuita. Se constatado nas primeiras 12 horas o infarto tem mais chances de reversão.

3º Encontro Hospital Encore e SMS

Na quarta-feira (22) será realizado o 3° encontro entre o Hospital Encore, spokes (unidades de urgência) e Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é apresentar os resultados positivos do protocolo Latin, além dos desafios e melhorias que podem ser aplicadas. O encontro será no Auditório do Laboratório HLAGYN, Cidade Empresarial, em Aparecida de Goiânia, às 14 horas.

No seminário será apresentado sobre os resultados do projeto na região e inconformidades, Terapia antiplaquetária no IAM, Gerenciamento das Unidades de Urgência de Aparecida de Goiânia, Visão Geral do Projeto Latin, Orientações do Preenchimento da Plataforma Latin e Ajustes de inconformidades.

 

Leia mais:


Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia