07 de agosto de 2024
Luto

Cruz decreta luto de três dias por morte de Dona Iris

A ex-primeira-dama de Goiás e ex-deputada federal morreu nesta terça-feira (21), aos 79 anos, em decorrência de complicações após uma cirurgia no pulmão
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), demonstrou seu pesar pela morte da da ex-primeira-dama de Goiás e ex-deputada federal, Iris de Araújo, nesta terça-feira (21). O prefeito declarou luto de 3 dias pela perda de uma das mais expressivas lideranças femininas, e deixou sua homenagem.

Em nota, Cruz destacou que ele e a primeira-dama Thelma Cruz lamentam profundamente a perda da ex-primeira-dama da capital. “Neste momento de grande pesar, elevamos o pensamento a Deus para que console o coração dos filhos Cristiano, Ana Paula e Adriana, netos, familiares, amigos e todos os que admiram a trajetória de nossa eterna Dona Iris”, disse.

Rogério Cruz fez questão de pontuar as contribuições históricas de Dona Iris à Goiânia. “No processo de redemocratização, no início dos anos 1980, ela foi uma das lideranças que atuaram nos movimentos pela conquista da democracia. Ela se tornou determinante na mobilização dos municípios do Estado para fazer de Goiânia o palco do primeiro grande comício pelas Diretas, Já”, lembrou.

Além do campo político, no campo social a ex-deputada também teve atuações significativas. “Foi fundadora e a primeira presidente da Fundação Legionárias do Bem-Estar Social, na Prefeitura de Goiânia. No Governo do Estado, em duas oportunidades, na Presidência da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), desenvolveu intenso trabalho social”, ressaltou.

O prefeito de Goiânia destacou ainda que, ao longo de mais de 50 anos de dedicação à atividade pública, a esposa de Iris Resende sempre foi defensora das grandes mudanças em prol dos direitos fundamentais da pessoa humana, para se alcançar objetivos de paz, justiça e amor.”Diante da contribuição história de Iris de Araújo ao desenvolvimento e bem-estar da capital Goiânia e do Estado de Goiás, decretamos luto oficial por três dias”, declarou.

Em novembro do ano passado, Dona Iris foi submetida a uma internação, apresentou um quadro de infecção nos rins que evoluiu para uma Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (Sara) e fez com que ela tivesse de ser submetida a uma internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela estava internada no Hospital Israelita Albert Einstein, foi submetida a uma cirurgia no pulmão, no final de semana, mas não resistiu às complicações.


Leia mais sobre: / / Cidades / Goiânia

Comentários