20 de dezembro de 2024
Esportes

Cruyff, ídolo do Ajax, Barcelona e Holanda morre aos 68 anos

Cruyff nos tempos de Barcelona
Cruyff nos tempos de Barcelona

Depois de uma luta contra um câncer no pulmão diagnoticado no ano passado, o ex-jogador e técnico Johan Cruyff foi derrotado pela doença e morreu nesta quinta-feira (24).

Cruyff tinha 68 anos e foi um dos maiores jogadores da história do futebol mundial. Ele foi o grande cérebro do Carrosel Holandês que revolucionou o esporte na Copa do Mundo da Alemanha.

O meia é considerado um dos grandes nomes do Barcelona. Ele surgiu no Ajax da Holanda, onde conquistou três títulos da Liga dos Campeões da Europa. Em 1974 ele seguiu para o clube espanhol para se tornar ídolo, apesar de ter conquistado apenas um título espanhol.

Pela Seleção da Holanda, Cruyff é considerado o maior de todos os tempos. Ele era o líder de uma geração que adotou uma disposição tática diferente para os padrões da época, com os jogadores tento liberdade total para trocar de posições. No Mundial de 1974 depois de passar pelo Brasil nas semifinais, a Holanda perdeu a decisão para a Alemanha.

O site oficial do ex-jogador publicou nota a respeito da morte:

– Em 24 de março, Johan Cruyff morreu pacificamente em Barcelona, rodeado por sua família, após um dura batalha contra o câncer. É com grande tristeza que pedimos respeito à privacidade da família durante seu período de luto.

Treinador

Johan Cruyff após pendurar as chuteiras, seguiu carreira como técnico e começou no Ajax conquistando uma Recopa Européia. Depois se transferiu para o Barcelona onde levantou uma Liga dos Campeões, quatro títulos do Campeonato Espanhol, uma Copa do Rei e uma Recopa Européia.

No Barça ele lançou a filosofia de jogo que marca o clube até os dias atuais: toque de bola, domínio adversário e jogo ofensivo. 

 

Confira algumas jogadas de Cruyff como jogador

{youtube}vLN7BaB1k0s{/youtube}


Leia mais sobre: Esportes