22 de dezembro de 2024
TRE

Cristóvão Vaz Tormin é o novo deputado estadual que entra para substituir Fred Rodrigues

Decisão foi do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) em reprocessamento da totalização das eleições gerais estaduais 2022 para o cargo
Cristóvão Vaz Tormin, que já ocupou cargos de prefeito, vereador e deputado, se diz cristão e logo estará habilitado para sua função na Alego. (Foto: reprodução/Alego)
Cristóvão Vaz Tormin, que já ocupou cargos de prefeito, vereador e deputado, se diz cristão e logo estará habilitado para sua função na Alego. (Foto: reprodução/Alego)

O ex-prefeito de Luziânia, Cristóvão Vaz Tormin (Patriota) foi eleito o novo deputado estadual de Goiás que vai substituir Fred Rodrigues (DC). Decisão foi tomada nesta terça-feira (26), após o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) realizar o reprocessamento da totalização das eleições de 2022 para o cargo em questão.

O reprocessamento foi conduzido pela Comissão Apuradora presidida pelo Desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral Substituto. Em suma, a decisão do TSE proferida neste mês resultou no indeferimento do registro de candidatura do deputado estadual Fred Rodrigues (DC), eleito em 2022, que, como consequência, determinou a comunicação imediata ao TRE-GO para que procedesse à retotalização dos votos.

Na origem do processo judicial que indeferiu o registro de candidatura em 2022 constava a ausência de condição de elegibilidade decorrente danão apresentação de quitação eleitoral,documento necessário à instrução do procedimento, que, à época, não foi obtido em razão de pendências na prestação de contas relativas à sua participação como candidato ao mandato de vereador, nas Eleições de 2020.

relatório “Resultado da Totalização das Eleições Gerais Estaduais 2022” ficará disponível nos autos de Apuração das Eleições, no Pje 0601989-65.2022.6.09.0000 e a Ata do procedimento realizado hoje já está anexada. Após receber o diploma da Justiça Eleitoral, Cristóvão Vaz Tormin estará habilitado a exercer o mandato para o qual foi eleito.

Cristóvão Vaz Tormin, que já ocupou cargo de vereador, deputado e prefeito de Luziânia, se considera cristão, como diz sua biografia do Instagram e, em 2022, foi denunciado pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), junto do ex-secretário de Desenvolvimento Urbano do município Walter Roriz de Queiroz e a ex-chefe da Divisão de Convênios Leidiene Gonçalves Souza Costa, por crimes de responsabilidade de prefeitos e falsidade ideológica.

Os fatos, como descrito pelo promotor de Justiça Julimar Alexandro da Silva, ocorreram entre dezembro de 2018 e março de 2019. Durante esse período, os denunciados utilizaram, indevidamente, em proveito próprio ou alheio, bens e serviços públicos, bem como, na condição de servidores públicos, inseriram declaração falsa ou diferente da que deveria ser escrita para alterar a verdade de fato juridicamente relevante.

Sobre a saída de Fred Rodrigues, vale lembrar que ele foi eleito deputado estadual no pleito de 2022, mas perdeu o cargo por conta da sua prestação de contas nas eleições para vereador de Goiânia em 2020. O parlamentar perdeu seu cargo por unanimidade do TSE.


Leia mais sobre: Política