O governador Marconi Perillo esteve mais uma vez no Entorno do Distrito Federal para vistoriar obras, autorizar investimentos e firmar convênios. A incursão começou por Cristalina, seguindo para Luziânia e Novo Gama. Na cidade dos cristais, anunciou a construção de 432 casas populares e R$ 3,4 milhões do Goiás na Frente para recapeamento e pavimentação urbana.
O prefeito Daniel Vaz, mais conhecido por Daniel do Sindicato (PSB), agradeceu ao governador pelo “apoio irrestrito que contribuiu para que as contas públicas fossem colocadas em dia, incluindo o pagamento dos servidores”. Lembrou que Cristalina “está entre as 10 cidades que mais geraram empregos no país, fruto do crescimento do agronegócio, do comércio, e da parceria com o Governo do Estado”.
Marconi falou das ações que desenvolveu à frente do governo e que fortaleceram o município: “Eu ajudei a trazer a Bonduelle Alimentos para Cristalina. Construí a ponte do São Marcos, trouxemos a UEG, pavimentamos a GO-436 e construímos a GO-010. Agora, estamos reconstruindo a GO-436 e a GO-010, com investimentos de R$ 76 milhões. O asfalto vai suportar o trânsito pesado de caminhões”. Ele lembrou que Cristalina se tornou uma cidade modelo na geração de emprego: “Cristalina faz de Goiás modelo na geração de emprego no Brasil”.
Deputados estaduais, um federal e um senador presentes se comprometeram com a liberação de emendas para investimentos no Distrito de Campos Lindos. “Vamos unir forças em prol de Campos Lindos. Eu sugiro a compra de uma usina de asfalto para baratear as obras de pavimentação no distrito. Eu estarei junto com o senador Wilder Morais buscando recursos no Governo Federal e vamos elaborar também um projeto de desenvolvimento para Campos Lindos”, afirmou o governador.
O secretário extraordinário e fiscal do Goiás na Frente, Talles Barreto, enumerou as principais áreas de atuação do programa de obras de Governo do Estado, “presente em todos os 246 municípios goianos nas áreas da Saúde, com a reforma e construção de hospitais; na Infraestrutura; na Seguranca Pública, com a aquisição de armas e viaturas; na Educação, com a reforma de escolas e construção de quadras; e na construção de 30 mil casas para as famílias de baixa renda”.
Rodovias recuperadas – Por meio do Goiás na Frente, com a Agetop, o Governo de Goiás está recuperando os 78 quilômetros da GO-436, que começa na BR-040 e vai até as proximidades de Formosa, no Entorno Norte. A rodovia foi pavimentada no primeiro governo de Marconi, no início do ano 2000. “Eu nunca vi nenhum um governador fazendo tanto pelos municípios da Região do Entorno como o governador Marconi Perillo”, recordou o deputado federal Célio Silveira (PSDB).
A GO-436 também é ponto de partida da GO-010, com 45 quilômetros de extensão até a BR-040 nas proximidades do trevo de acesso à cidade de Luziânia. A GO-010, também em recuperação, liga Goiânia ao Entorno do DF, passando por Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Silvânia, Vianópolis e Luziânia, e chega a Cristalina pela interseção com a BR-040/050.
O vice-governador José Eliton explicou que o Goiás na Frente foi idealizado com três vertentes. A primeira é da Infraestrutura. “A GO-436 é um exemplo, com a qualidade do serviço extraordinária”. O programa visa também o amparo social, “oferecendo empregos para a juventude com o Jovem Cidadão; Ensino Superior com a Bolsa Universitária; e a construção de 30 mil casas até o final de 2018. Aqui em Cristalina vamos construir 432 casas. No município, eu vou, ainda hoje, vistoriar a construção de uma Escola Padrão Século XXI”. A terceira vertente “é a ajuda aos prefeitos que passam por dificuldades devido a escassez de recursos.
Estiveram presentes também Lêda Borges (Secretaria Cidadã), Jayme Rincón (Presidente da Agetop), os deputados estaduais Lincoln Tejota (PSD), Cláudio Meirelles (PP), Jeferson Rodrigues (PRB), Santana Gomes (PSL) Lucas Calil (PSL), Diego Sorgatto (PSB), deputado federal Célio Silveira (PSDB) e o senador Wilder Morais (PP).
Leia mais sobre: Cidades