Na onda de criação de partidos para abocanhar o fundo partidário, o horário eleitoral gratuito, negociar apoio em futuras camapnhas e servir de janela para insatisfeitos – o famoso drible à lei eleitoral para não perder mandato – o Partido Ecológico da Nação (PEN) vai sumir para dar lugar ao PEP – Partido Ecológico Progressista. A manobra do presidente do PEN, Adilson Barroso, é criar o novo partido e o fundir com o atual, para fortalecer a presença da legenda no Congresso Nacional. Nas suas contas, o PEP já nascerá com 14 deputados – 3 do PEN e outros 11 egressos de legendas diversas.
Garimpo
O projeto do PEN é aguardar a posse do novo Congresso e executar o plano. Assim, pode até aumentar a meta de bancada, incluindo na lista até senadores.
Janelão
Pela lei Eleitoral, políticos não perdem o mandato na filiação em partido recém-fundado. Muita gente vai escapar de desafetos e fazer rearranjos nos redutos.
A caminho
O PEP já recolhe assinaturas em vários Estados. Segundo a assessoria, já tem 250 mil das 485 mil assinaturas necessários para o registro no TSE.
Nau..
A ex-ministra da Cultura, Marta Suplicy, encerrou sua participação no Governo Dilma criticando o governo. Falou em resgate de credibilidade. Agora, o ministro Jorge Hage declina de continuar na CGU. Pediu demissão, também, criticando a fiscalização nas empresas estatais.
..à deriva
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, não quer mais ficar, apesar dos apelos da chefe. E o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, mandou recado para o governo e a sociedade indicando que o poço na Petrobras é muito mais fundo que o prejuízo mostra.
Aula de História
Filho do apenado José Dirceu, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) subiu à tribuna para discursar sobre o combate à corrupção no País. Mas caiu no discurso-comum do PT de que o País nasceu na Era Lula.
Tá bom
‘No passado, nada se investigava, nenhuma denúncia era apurada, ninguém jamais era sequer julgado, quanto mais punido. O Brasil vive um novo momento’, disse Zeca.
Sem erro
O senador Armando Monteiro (PTB-PE) já é chamado de “ministro” pelos chegados, mas com voz grossa avisa: “Se me chamar de Armando não erra de jeito nenhum.”
Conta verde
O presidente do TCE de Goiás, Edson Ferrari, determinou o plantio de 6 mil mudas de árvores em 4 hectares ao lado da futura sede do tribunal, em Goiânia. Ele lançou um ipê amarelo. Semana que vem, o governador Marconi Perillo planta um pau-brasil.
Pós-Cardozo
Pelo andar no Planalto, a presidente Dilma deve nomear José Eduardo Cardozo para a vaga do ministro Joaquim Barbosa no STF. Mas ficou sem substituto. Ela e o presidente Lula conversavam com Márcio Thomaz Bastos, que morreu há semanas.
Prêmio
A indicação de Cardozo para o Supremo não segue apenas a linha petista para a Corte, com bons nomes – ele é renomado constitucionalista. Mas por Cardozo ter aberto mão da candidatura à reeleição como deputado para ajudar a campanha de Dilma em 2010.
Tergiversando
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, diz que a cassação do deputado André Vargas (ex-PT) foi saudável. “É sadio que a sociedade, um partido e o Congresso excluam aqueles que não tiverem comportamento digno”.
Por pouco
Há anos a senadora Kátia Abreu vem trabalhando escancaradamente para ser ministra da Agricultura. Saiu do DEM e da oposição, não deu certo no PSD e baixou no PMDB. Mais que isso, só faltou se filiar ao PT para beijar a mão da presidente Dilma.
Volta pra casa
O futuro Governo do DF promove convocação dos servidores concursados cedidos e espalhados por órgãos federais na Esplanada. Têm três dias para se apresentarem.
Ponto Final
Faltam três semanas para os futuros sem-mandato perderem o sono.
Com equipe DF, SP e Nordeste
Leia mais sobre: Leandro Mazzini