Ao participar, no último sábado, em Campos do Jordão, de painel sobre o futuro do Brasil promovido pelo Conselho Empresarial da América Latina (CEAL), o governador Marconi Perillo afirmou, durante sua palestra, que o País tem de aproveitar as crises econômica e política para “mudar de verdade e avançar”.
“Tenho esperança no futuro do Brasil. Com as redes sociais os governantes têm de prestar contas à população, também temos as leis de transparência e a preocupação dos Estados em fazer o ajuste fiscal. Mas precisamos fazer reformas estruturantes para o país avançar”, disse Marconi.
O CEAL reúne líderes de peso da economia e política brasileiras, que são escolhidos a dedo pelos organizadores. O debate foi mediado pelo jornalista William Waak, da TV Globo, e reuniu os principais economistas do Brasil e lideranças políticas de expressão nacional. Na plateia estavam os senadores Paulo Bauer e Ana Amélia Lemos, os governadores Pedro Taques (MT), Geraldo Alckmin (SP) e Beto Richa (PR). Entre os empresários, estavam presentes executivos de companhias como Riachuelo, Intelbras e Bayer.
“Estamos num momento crucial de mobilização nacional e temos de aproveitar a oportunidade para mudar”, disse Marconi Perillo. O governador afirmou que o Brasil precisa formular com urgência uma agenda de reformas profundas, a começar pela reforma política. Marconi defendeu ainda uma ampla discussão sobre o regime de previdência, a legislação tributária e sua distribuição, atualmente altamente concentrada na União, e sobre a eficiência do serviço público em todas as esferas.
Marconi afirmou que o Brasil reúne todas as condições dos países mais desenvolvidos do mundo para virar a página da crise e retomar o caminho do crescimento sustentável. Segundo ele, entre essas condições estão um setor produtivo forte e empreendedor, trabalhadores dedicados, riquezas naturais e amplo mercado consumidor.
Leia mais sobre: Economia