18 de novembro de 2024
Brasil • atualizado em 13/02/2020 às 00:50

Crimes envolvendo Uber no Brasil é matéria da Reuters

Motoristas da Uber sentam em seus carros enquanto esperam passageiros em São Paulo, Brasil, 13 de fevereiro de 2017. (Foto:REUTERS/Nacho Doce)
Motoristas da Uber sentam em seus carros enquanto esperam passageiros em São Paulo, Brasil, 13 de fevereiro de 2017. (Foto:REUTERS/Nacho Doce)

A Agência de Notícias Internacional Reuters divulgou nesta terça-feira (14) uma matéria sobre os crimes envolvendo motoristas da Uber no Brasil. “Assassinatos, roubos de motoristas no Brasil obrigam Uber a repensar estratégia de caixa” é o título da matéria que traz um panorama de como o aplicativo funciona no Brasil.

Um ponto importante destacado pela Agência de notícias é o fato de os dirigentes não terem pensado que a estratégia de utilizar dinheiro para pagar as corridas de Uber poderia trazer consequências graves e insegurança aos motoristas.

Leia a matéria na íntegra:

Assassinatos, roubos de motoristas no Brasil obrigam Uber a repensar estratégia de caixa

Em uma noite de quinta-feira em setembro passado, o motorista de Uber Osvaldo Luis Modolo Filho aceitou um pedido de passeio de um casal de adolescentes na margem leste de São Paulo, a ser pago em dinheiro.

A poucos quarteirões de seu destino, os passageiros – que saudaram o passeio no aplicativo Uber com um nome falso – tinham duas facas de cozinha de punho azul. Eles repetidamente apunhalaram o motorista de 52 anos de idade e foram embora com seu SUV preto enquanto jazia sangrando na estrada. Suas feridas fatais eram tão profundas que a polícia as confundiria com buracos de bala.

A polícia encontrou mais tarde o carro, prendeu o par e os acusou do assassinato e do roubo do carro. Eles estão aguardando a condenação e advogados de ambos juraram recorrer.

Uber disse que Modolo Filho foi seu primeiro motorista a ser assassinado no Brasil. Ele não seria o último. A polícia confirmou seis assassinatos desde a sua morte, com a imprensa local informando mais de uma dúzia.

Uma análise da Reuters sobre dados de crimes obtidos por solicitação de informações públicas da Secretária de Segurança do Estado de São Paulo mostrou um aumento nos roubos envolvendo motoristas da Uber desde julho, quando a empresa começou a aceitar pagamentos em dinheiro na cidade, levantando questões dentro da empresa sobre por que não agiu mais rápido para resolver o problema.

Tradicionalmente, a Uber cobra os passeios para cartões de crédito registrados pelos usuários, oferecendo uma maneira fácil de verificar os passageiros e rastreá-los se necessário. Essa política mudou em todo o Brasil no ano passado, permitindo que os clientes paguem com dinheiro para o crescimento de um turbo-cargo em um novo mercado crucial.

A demanda decolou, mas o mesmo aconteceu com o crime. Em São Paulo, os roubos envolvendo motoristas de Uber subiram dez vezes, segundo os dados. Os ataques aumentaram de uma média de 13 por mês nos primeiros sete meses de 2016, refletindo algum grau de perigo mesmo antes da opção de caixa ter entrado em vigor, para 141 por mês no resto do ano, conforme os dados.

Assaltos envolvendo taxistas regulares na cidade subiram apenas um terço no mesmo período, de acordo com dados de crime obtidos por um pedido separado de liberdade de informação apresentado aos mesmos funcionários de segurança, uma vez que uma profunda recessão econômica levantou todos os roubos na cidade cerca de 6%.

Os dados de criminalidade obtidos pela Reuters cobre de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2016 e mostra todos os incidentes de roubos envolvendo taxistas e motoristas da Uber. Ele contém alguma margem de erro, uma vez que potencialmente inclui ataques a passageiros.

A polícia disse à Reuters que o número de ataques aos motoristas da Uber poderia ser muito maior, dado que é um novo serviço e muitos incidentes provavelmente foram registrados no sistema sem mencionar o aplicativo pelo nome.

Motoristas e policiais informaram à Reuters que a política de caixa forneceu alvos fáceis para os criminosos, permitindo-lhes abrir contas sob nomes falsos, sem cartões de crédito para verificar e atrair motoristas para emboscadas.

Apresentado com as descobertas, Uber se recusou a dar detalhes mensais sobre o crescimento do passeio em São Paulo, mas reconheceu ter visto um aumento nos “incidentes de segurança” sem dizer por quanto. Uber disse que não está claro se o aumento do crime deve-se à política de caixa ou ao aumento dos negócios, impulsionado pela opção de caixa. A Uber acrescentou que suas operações em São Paulo cresceram 15 vezes ao longo de 2016. A empresa disse que agora está tomando medidas para tornar os passeios em dinheiro mais seguros, como verificar os usuários com um número de segurança social comumente usado, o CPF.

A obtenção de pagamentos em dinheiro no Brasil é um teste crucial para a Uber, uma vez que empurra para além dos mercados desenvolvidos, buscando um crescimento mais rápido nos países mais pobres, onde os cartões de crédito são menos comuns e a segurança pública mais precária.

Os motoristas em todo o país têm organizado protestos que ameaçam desistir se a Uber não reduzir o risco de crime, enquanto motoristas de táxi e funcionários eleitos derrubaram incidentes isolados como evidência de uma necessidade de legislação mais restritiva.

Até agora, os negócios da Uber no Brasil estão crescendo. Pelo menos 30% de seus passeios no país agora são pagos em dinheiro e a taxa é muito maior em áreas pobres onde os cartões de crédito são menos comuns, de acordo com duas fontes da empresa. Em São Paulo, as contas de dinheiro representam a maioria das viagens em bairros externos, e as fontes disseram que ajudou a cidade a ultrapassar Nova York e Tóquio nos últimos meses para se tornar o maior mercado de Uber por passeios.

Mas uma dúzia de gerentes e motoristas atuais e antigos criticaram a forma como Uber introduziu dinheiro no Brasil, afirmando que a gigante da tecnologia, com sede em São Francisco, negligenciou altos níveis de crimes violentos enquanto se apressava crescer em um mercado desconhecido. Os executivos seniores agora admitem publicamente que a empresa foi lenta para introduzir correções simples, uma vez que os perigos no Brasil estavam claros.

Lento para responder

Ainda em outubro, a Uber negou ter havido um problema com pagamentos em dinheiro no Brasil. Andrew Macdonald, gerente-geral da região, disse que a empresa havia estudado se o dinheiro ameaçava os motoristas e descobriu que não.

“Se eles estão preocupados, é um pouco emocional”, disse ele em uma entrevista à Bloomberg na época.

Uma fonte envolvida no lançamento de caixa da Uber disse à Reuters que o estudo interno foi conduzido muito cedo depois que o dinheiro foi introduzido, minando suas conclusões.

“Com os números que o dinheiro estava trazendo, ninguém queria ver que poderia haver um problema”, disse a pessoa, pedindo para não ser identificada dada à sensibilidade do assunto.

Macdonald reconheceu à Reuters na sexta-feira que sua declaração era “um erro” e disse que Uber estava trabalhando maneiras de melhorar a segurança em torno dos pagamentos em dinheiro desde o outono do ano passado. Ele se recusou a explicar o que havia mudado desde o estudo interno inicial.

Ele acrescentou que a violência “pesa consideravelmente” sobre ele e outros altos executivos, e que a empresa estava desenvolvendo novos recursos para proteger os motoristas.

A exigência de novos usuários de dinheiro para se registrarem com um número de segurança social conhecido como CPF foi divulgada em todo o Brasil na segunda-feira, seis dias depois que a Reuters enviou perguntas detalhadas sobre ataques a drivers e a lenta resposta de Uber.

Macdonald disse que estava confiante de que o novo recurso ajudaria a reduzir as questões de segurança e desejou que a mudança tivesse vindo mais rápido.

“Teria sido ideal para nós ter obtido a verificação CPF mais cedo, e assim nós absolutamente teríamos isso”, disse Macdonald.

Macdonald acrescentou que a Uber também estava tentando dar aos motoristas a chance de optar por não aceitar dinheiro, que a empresa está pilotando em algumas cidades no Brasil e no Chile, além de um algoritmo bloqueando novos usuários de dinheiro se eles mostrarem comportamento estranho, como cancelar vários passeios.

“Esta tem sido uma prioridade para nós desde o final do ano passado”, disse Macdonald, acrescentando que era uma preocupação para a Uber a nível mundial, uma vez que empurra para as regiões mais pobres para impulsionar o crescimento.

“Não é fácil, porque é claro que você realmente acredita que é importante servir todos os bairros de uma cidade, mas nem todos os bairros são iguais em termos de crime”.

Sucesso indiano

Uber começou a aceitar dinheiro na Índia em maio de 2015. A mudança foi um sucesso e a empresa decidiu no ano passado lançar dinheiro na Ásia e na América Latina e correu para aproveitar ao máximo a vantagem do primeiro aplicativo.

Apenas 20% dos pagamentos no Brasil são feitos digitalmente, em comparação com quase metade nos Estados Unidos, criando um enorme potencial para serviços de caixa. Uber apresenta-se aos clientes como mais barato e mais seguro do que os táxis tradicionais porque o aplicativo rastreia a localização de um usuário em tempo real, independentemente de o pagamento ser feito por cartão de crédito.

Ainda assim, uma fonte, falando anonimamente para evitar retaliação, disse estar diretamente envolvido em levantar preocupações à sede sobre a decisão de aceitar dinheiro no Brasil.

Antes de levar pagamentos em dinheiro para o Brasil, Macdonald disse que a Uber já os testou em quase 100 cidades no mundo inteiro sem ver um aumento no crime e não tinha nenhuma razão para acreditar que no maior país da América Latina seria diferente.

Agora, ele diz que o Brasil, cuja taxa de homicídios é quase dez vezes maior que a da Índia, é “um desafio um tanto único”.

Os motoristas regulares de táxi têm muito tempo para lidar com ruas inseguras do Brasil, mas protegem-se por aderir a bairros mais seguros e passeios em declínio para áreas perigosas. Em contrapartida, a Uber globalmente não informa os condutores do destino de uma viagem antes de a aceitarem e os condutores podem ser banidos do aplicativo se se recusarem a levar passageiros para onde pretendem ir.

Isso deu pouca escolha ao motorista Modolo Filho em setembro, quando viu que seus passageiros adolescentes queriam uma carona para o outro lado de Heliópolis, uma mistura de projetos habitacionais e construção de tijolos nua que é a favela mais populosa do Brasil.

No dia seguinte à morte de Modolo Filho, os motoristas da Uber saíram às ruas de São Paulo para protestar contra o assassinato e a política de dinheiro que eles lhe disseram custou a vida, chamando publicamente o aplicativo para verificar os usuários pelo CPF, como varejistas e restaurantes fazem rotineiramente no Brasil.

Na segunda-feira, cinco meses depois, a Uber apresentou o recurso.

(Reportagem de Stephen Eisenhammer e Brad Haynes, Reportagem adicional de Heather Somerville em San Francisco, edição de Dan Flynn e Edward Tobin)

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