O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, classificou como “histórico” o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre, que, segundo divulgou o IBGE, cresceu 1%.
“Depois de dois anos, o Brasil saiu da pior recessão do século. Neste período, milhões de brasileiros perderam seus empregos, milhares de empresas quebraram e o Estado caminhou para a insolvência”, afirmou Meirelles em nota.
De acordo com o ministro, “o Brasil perdeu a confiança dos investidores e a confiança em si mesmo”.
“O forte crescimento da economia neste início de ano é uma comprovação de que este processo já mudou. Ainda há um caminho a ser percorrido para alcançarmos a plena recuperação econômica, mas estamos na direção correta”, concluiu.
Também em nota, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, comemorou o resultado e afirmou que o Brasil saiu da recessão.
Segundo Oliveira, o crescimento de 1% do PIB no primeiro trimestre reflete o avanço das reformas trabalhista e da Previdência no Congresso, assim como as ações de política econômica do governo Temer.
“Esse PIB se soma a outros números positivos que demonstram que a recuperação econômica está em curso e que terá continuidade nos próximos trimestres”, disse. (Folhapress)
Leia mais:
- Balança comercial tem superavit recorde de US$ 7,7 bilhões em maio
- Ainda é cedo para dizer que o Brasil saiu da recessão, afirma IBGE
- Sem exportações, PIB do primeiro trimestre teria caído 0,5%, dizem economistas
- Temer comemora crescimento do PIB no 1º tri e diz que ‘acabou a recessão’
- Crescimento do Brasil supera vizinhos, mas fica atrás de emergentes asiáticos
Leia mais sobre: Economia