19 de novembro de 2024
Cidades

Cresce o número de mortes por Dengue em Goiás

Secretário Leonardo Vilela em apresentação de dados (Foto: Samuel Straioto)
Secretário Leonardo Vilela em apresentação de dados (Foto: Samuel Straioto)

No ano de 2016, 12 mil 794 pessoas já contraíram Dengue. Apesar do grande número de confirmações, o número de casos de Dengue em Goiás vem caindo neste mês de março. A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde é que se tenham menos casos este ano do que em 2015. No entanto, o número de mortes deve ser superior.

Óbitos

No ano passado foram confirmadas 92 mortes por Dengue em Goiás. Este ano a Secretaria de Saúde suspeita que 36 óbitos tenham sido provocados pela doença. O secretário da área, Leonardo Vilela, avalia que a circulação de mais tipos de vírus propagados pelo Aedes Aegypti é um dos motivos das mortes.

Ele acredita que apesar da redução de casos, deve aumentar o número de mortes em comparação com 2015.

“Quando você tem quatro tipos do vírus da Dengue circulando e mais o Zika, você tende a ocorrência de casos mais graves. Ainda não podemos afirmar com certeza, pois não confirmamos todos os óbitos. O número de suspeitos de óbitos neste ano é maior do que ano passado. A pessoa que, por exemplo, pega o tipo 4, ela não volta a pegar o tipo 4, mas pode pegar outro. Normalmente a segunda infecção por Dengue é mais grave, aparece mais complicações. Por isso acreditamos que tenhamos um número maior de mortes”, argumentou.

Ações

O secretário explicou que o trabalho que vem sendo desenvolvido em todo o estado resultou na destruição de 70 mil focos do Aedes Aegypti, o que representa que mais de 70 milhões de mosquitos foram impedidos de nascer. O secretário avalia que é importante continuar com a estratégia de bater de casa em casa para fazer vistorias, e orientar a população.


Leia mais sobre: Cidades