22 de novembro de 2024
Política • atualizado em 04/03/2020 às 05:38

Cresce a disputa interna no PP para candidatura a prefeito de Anápolis

Coronel Adailton é pré-candidato a prefeito. Foto: Marcos Kenedy- Alego.
Coronel Adailton é pré-candidato a prefeito. Foto: Marcos Kenedy- Alego.

O Partido Progressista, o PP, tem dois pré-candidatos a prefeito de Anápolis. Um dos nomes é do atual prefeito, Roberto Naves, que busca à reeleição. O outro é o deputado estadual, Coronel Adailton. Ele avalia que Naves tem legitimidade de buscar à reeleição, assim como ele também tem.

O parlamentar avalia que a intenção dele é de permanecer no partido, mas uma mudança de legenda não está descartada, já que segundo ele, há convites de filiação de outros partidos. Coronel Adailton argumenta que está no PP primeiro do que Naves, e que já havia comunicado as lideranças da instituição, entre elas o presidente estadual da legenda, Alexandre Baldy.

Polarização

Coronel Adailton argumenta que não é uma terceira via, mas uma alternativa entre o PT de Antônio Gomide e Roberto Naves.  Ele avalia que se o PT retomar o poder pode deixar a cidade num isolamento administrativo, com os governos estadual e federal. Adailton também reclama da gestão de Roberto Naves.

Leia abaixo a entrevista concedida ao Diário de Goiás

Deputado qual hoje a sua posição quanto a eleição em Anápolis e a especulação que o senhor pensa numa candidatura?

Eu já coloquei o meu nome como uma das alternativas para a população de Anápolis, como pré-candidato, fiz isso ainda em 2019, isso não mudou, estou pré-candidato, filiado ao Partido Progressista, onde fui eleito como deputado estadual. A intenção é de permanecer com um trabalho forte neste partido. Mas é lógico que as coisas são definidas em reunião, em orientações com a cúpula do partido, isso não foi feito, há insinuações da possibilidade do partido apoiar o prefeito Roberto Naves, acho legítimo. Mas da mesma forma, acho legítimo, nós vivemos num estado democrático de direito, eu já estava no partido, eleito pelo partido, moro em Anápolis, constituí família, meus filhos, minhas netas são criados em Anápolis. Tenho perfeita legitimidade em ser o representante do partido como candidato a prefeito.

O senhor foi consultado para a filiação do prefeito ao PP?

Isso foi trabalhado anteriormente, mas isso não ocorria, aguardávamos, tanto que reuni toda nossa equipe de trabalho, coloquei minha pré-candidatura, bem antes da filiação do prefeito. Coloquei com o conhecimento público e notório com os dirigentes do partido. O ex-ministro Alexandre Baldy, presidente regional do partido, o deputado federal Adriano Avelar, que é o secretário do partido. Todos tinham ciência da minha pré-candidatura. Recebemos o prefeito no partido, mas ele é um dos representantes. Sendo um dos representantes, eu também sou, e gostaria de representar na prefeitura de Anápolis.

A sua vontade é permanecer no PP, ou encontrar outra opção? O senhor tem condições jurídicas e políticas para mudar de partido?

Políticas com certeza absoluta. Temos convites de vários partidos, muito importantes a nível nacional, estadual e municipal, para pleitearmos a pré-candidatura e a candidatura. Eu reconheço e a população de Anápolis, reconhece como viável, e o povo de Anápolis merece e precisa, para conduzir bem o destino da cidade, para aplicar bem os recursos e sair do caos que ela se encontra hoje. Eu nem considero uma terceira via, mas uma candidatura alternativa para que saia da polaridade que temos hoje.

Qual o problema dessa polarização?

Hoje nós temos de um lado o Partido dos Trabalhadores, o PT, que está totalmente defasado em termos nacionais, em Anápolis, não é diferente, e o pior de tudo uma eleição do PT hoje seria decretar o isolamento da nossa cidade, seria transformada numa ilha. O governador Ronaldo Caiado deixou muito claro que não se alinha ao PT, o governo federal, por meio do presidente Bolsonaro deixou claro isso, seria decretar o isolamento. Do outro lado, o prefeito Roberto Naves teve três anos com pouquíssimas atrações de empresas, geração de emprego e renda. Anápolis está toda esburacada. Estou buscando alternativas. Anápolis está carente.

Com quem o senhor está contando para este projeto?

Tenho contar com o eleitor anapolino, onde tive a maioria dos meus votos em Anápolis. Claro que temos que fazer um conjunto de esforços entre as pessoas que querem o bem da cidade. Setores da indústria, do comércio anapolino, os nossos eleitores buscam em nós a alternativa e para isso que me proponho em ser prefeito de Anápolis.


Leia mais sobre: Política