{nomultithumb}
Com mais de 394 mil atendimentos e 13,8 milhões de procedimentos realizados o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) completou 15 anos nesta segunda-feira (25). A Fundação foi criada em 2002 pelo governador do Estado de Goiás Marconi Perillo. O aniversário da fundação foi comemorado com uma celebração religiosa.
Administrado pela Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir), o Crer é um hospital que oferece atendimento humanizado e especializado em reabilitação às pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O hospital que é referência no Brasil, segundo Marconi, era um sonho desde quando foi deputado. De acordo com ele, as população pedia um hospital nos moldes do Sarah Kubitschek, de Brasília. “Quando governador, mesmo sem dinheiro, com o empenho da primeira-dama Valéria Perillo, nós começamos a construção do Crer”, acrescenta.
Como conta o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, o “Crer é o início de um sonho que se tornou realidade, pois ele se tornou parâmetro de qualidade para a saúde em Goiás, pois o hospital é creditado com o nível 3 de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Nesse período o governo investiu aqui mais de R$ 500 milhões de reais”.
Segundo o governado, o Crer comemora 15 anos de amor ao próximo. “O Crer é uma bênção. São 15 anos de amor ao próximo, são 15 anos de readaptação e reabilitação para a vida”, conta. Para Marconi, durante esses anos, passaram pelo hospital pessoas de Goiás, do Brasil e do Mundo que tiveram como voltar a viver e ter esperança após a readaptação.
Sobre os profissionais ele enalteceu que “nós temos uma equipe multidisciplinar extraordinária e uma direção fantástica que fez do Crer uma referência brasileira nas áreas de reabilitação e readaptação”.
O aniversário da fundação foi comemorado com uma celebração religiosa e uma homenagem póstuma ao arcebispo Emérito de Goiânia dom Antônio Ribeiro de Oliveira, que foi diretor-presidente da Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir), O.S. que administra a unidade.
Um paciente do hospital, desde os quatro anos de idade faz uma homenagem ao local. João Vitor, agora com 19 anos, fala sobre a importância do amor e do sorriso dos colaboradores nos atendimentos. “Se o Brasil tivesse um Crer em cada Estado, a saúde seria bem melhor. E não é só isso. O amor o sorriso dos colaboradores do hospital faz toda a diferença na vida dos pacientes”, ressalta.
Leia mais sobre: Cidades