21 de dezembro de 2024
Cidades

Cremego irá inaugurar memorial à médicos que morreram durante a pandemia: “Eles irão entrar para a eternidade”, afirma vice-presidente

Memorial da Cremego eternizará e colocará na história médicos que perderam suas vidas na luta contra a covid-19
Memorial da Cremego eternizará e colocará na história médicos que perderam suas vidas na luta contra a covid-19

Na guerra invisível contra o coronavírus, os médicos estão lá na ‘linha de frente’ tentando salvar vidas daqueles que contraíram a doença. Se há 4.568.813 de pessoas recuperadas nesta quinta-feira (15/10) muito se dá aos profissionais da saúde. Mas alguns ficam pelo caminho e também tiveram suas vidas encurtadas ‘guerreando’ durante a pandemia. Dos 1.573 óbitos na capital, 19 são de médicos e esses profissionais serão homenageados em um evento promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) nesta quinta-feira às 20h.

Um monumento, em mármore preto na entrada de eventos da sede do Cremego está sendo instalada com os nomes dos dezenove médicos que perderam suas vidas por conta da covid-19 desde que a pandemia foi instaurada. “Eles entraram para a eternidade e para memória da casa e de toda a sociedade goiana. Vão ficar eternizados no Conselho Regional de Medicina e às gerações futuras verão isso”, define em entrevista ao Diário de Goiás, o vice-presidente do Cremego, Leonardo Mariano.

Mariano pontua que a pandemia do novo coronavírus ‘entrará para a história’, assim como outras epidemias no passado. “A gripe espanhola, a revolta das vacinas e outras situações de mais de 100 anos atrás. O novo coronavírus estará nos livros e será estudado nos próximos anos. Tudo isso fica na história e daqui 100, 200 anos e as pessoas vão ver esse memorial. Essa pedra na porta do conselho e será uma bonita homenagem à medicina de Goiás.”

Leonardo explica que é tradição o Conselho Regional de Medicina homenagear profissionais de saúde no dia do Médico, comemorado no próximo dia 18 de outubro. “Mas temos alguns médicos que deveriam ser homenageados e de repente, sucumbiram à doença pelo coronavírus”, pontuou. Daí uma homenagem para ficar eternizada a esses 19 médicos que tiveram suas vidas perdidas. “Mas essa homenagem é nominalmente, é em honra à todos os médicos que morreram pela covid-19. E também aos médicos que lutaram contra a doença, seja como pacientes ou na linha de frente no combate ao coronavírus”, explica.

Na cerimônia, a família de cada médico falecido, também receberá um troféu e um diploma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido por eles em prol da medicina. A inauguração será transmitida ao vivo, pelo Facebook do Cremego. 

Retomada econômica: alerta até surgir a vacina

Leonardo pontua que é importante estar em alerta até que surja uma vacina que dê uma certa segurança à população. Autorizar a retomada de festas, eventos públicos e até escolas que estimulam aglomerações trata-se de um ‘desserviço’. “Agora que conseguimos controlar e reduzir a taxa de transmissão para menos de um. Agora que estamos vendo os números de doentes reduzirem em todos os estados praticamente. Se você nesse momento que não tem uma vacina, libera escolas, eventos, festas, shows, tudo que é tipo de aglomeração, é um contra-serviço. Um desserviço à população, principalmente nessa questão sanitária”, reforça.

Na falta de uma vacina e um tratamento efetivo, as orientações de distanciamento social, ficar em casa o máximo possível, as devidas higienizações sanitárias e as máscaras deverão ser feitas, caso o contrário, estamos próximos à uma segunda onda de contágio da doença. 

“Nós não temos uma vacina ainda, um tratamento 100% eficaz. O recado que a gente dá a população é que mantenham os mesmos cuidados até o surgimento da vacina, sob pena de nós termos um quadro igual nos países da Europa que está tendo uma segunda onda pior do que a primeira, muito em função dessa abertura indiscriminada, irresponsável e nós estamos aí há poucos meses de ter uma vacina”, conclui.

Serão homenageados os médicos:

1. Altamiro Araújo Campos CRM/GO 1780 

2. Antonio Marmo Campos Furtado CRM/GO 2208

3. Antônio Romário Fulgêncio Martins⠀CRM/GO 888 

4. Caio Martins Guedes CRM/GO 19180 

5. Ciro Ricardo Pires de Castro CRM/GO 1114 

6. Cristovam Guilherme Nunes de Alvarenga Filho CRM/GO 2145 

7. Emivaldo Soares Martins CRM/GO 4086 

8. Fernando José Teixeira CRM/GO 5765 

9. Flávio Fialho dos Santos CRM/GO 17525 

10. João Margon CRM/GO 3244 

11. Jonas Pinheiro Dias CRM/GO 2099  

12. José Antônio de Freitas CRM/GO  611 

13. José Ronaldo Menezes CRM/GO 4889 

14. Josias Rosa da Silva CRM/GO 3798 

15. Márcio Alves da Silva CRM/GO 3989 

16. Marco Aurélio Rodrigues Lima CRM/GO 8817 

17. Nelzinho Faleiro de Siqueira CRM/GO 4953 

18. Olimpia das Dores Gomes Carvalho CRM/GO 3226 

19. Roque Gomide Fernandes CRM/GO 795


Leia mais sobre: Cidades / Destaque 2 / Goiânia