25 de dezembro de 2024
Leandro Mazzini

CPI da Espionagem é alívio para o PT

A CPI da Espionagem Americana, se de fato sair, veio em boa hora para os governistas. Ela enterra, por ora, a CPI do Erro Médico, já aprovada mas ainda não instalada porque o PT joga contra. Embora mire em especial irregularidades em hospitais privados, os petistas temem que a uma eventual investigação atrapalhe o ‘Mais Médicos’ – neste momento delicado do programa – e atinja as pretensões eleitorais do ministro Alexandre Padilha, já escolhido por Lula para concorrer ao governo de São Paulo.


Duplo velório
A CPI da Espionagem enterra também a CPI das Telefônicas e das Aéreas, já pedidas na Câmara, e que poderiam ser mistas. O lobby contra dos dois setores é forte.

Só eles
A presidente Dilma proibiu qualquer ministro que não seja José Eduardo Cardozo (Justiça) ou Luiz Alberto Figueiredo (Itamaraty) a falar sobre a espionagem dos EUA.

APO
Com saída de Marcio Fortes, já foi enviado para a Casa Civil do Planalto sugestão do nome da nova Autoridade Pública Olímpica, apesar do lobby contra do governo do Rio.

Maratona labial
O clima esquentou na reunião a portas fechadas do COI com membros do comitê Rio 2016 na Segunda. Eduardo Paes, Sérgio Cabral e asseclas não concordaram com o relatório de riscos e com ‘zonas vermelhas’ detalhado. De fora da sala ouviam-se gritos. ‘Isso pode mudar do vermelho para o verde de um dia par o outro’, soltou Paes.

Quem manda
Uma prova de que Cabral já prepara o vice, Luiz Pezão, para assumir no fim do ano sua vaga. Cabral o levou à reunião com o COI, o que não ocorreu de vezes anteriores. Todos vão para Buenos Aires, onde dia 9 será anunciada a sede dos Jogos de 2020.

Racha dos monarquistas
Chefe da Casa Imperial do Brasil, Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança se diz contra a criação do Partido Monarquista, previsto para a próxima Terça, com evento na Câmara de Vereadores paulistana, como adiantou a Coluna.

Do outro lado
Tóquio é a favorita, contra Madri e Istambul, para sediar as Olimpíadas de 2020. Veneza até tentou, mas teme-se o afundamento da cidade com a quantidade de turistas.

Aparte
Algumas bancadas preocupavam-se ontem com a derrubada do voto secreto para vetos presidenciais. Temem que o Congresso fique refém do Planalto para sempre.

Do além
Bancada por empresários, a Fundação Cacique Cobra Coral, cuja médium Adelaide Scritori faz trabalhos com o clima, vai esperar resposta dos EUA para continuar ou não a operação contra a seca no meio oeste. As lavouras deste ano lá vão bem.

Tamanho da crise
Veja a confusão que rende a sessão de absolvição do deputado Natan Donadon. A bancada evangélica decidiu ontem à noite representar no Conselho de Ética contra o deputado Edson Silva (PSB-CE). Ele disse que os evangélicos salvaram Donadon.

Família Estêvão
Dono do PRTB em Brasília e inelegível até 2022, o ex-senador Luiz Estêvão garantiu a interlocutor que ninguém da sua família será candidato em 2014. Para provar, ordenou a advogado que elabore documento, e esposa e filhos vão assiná-lo.

Dossiês
Em meio à disputa pelo comando do Sindireceita, surge um processo trabalhista contra a presidente que tenta a reeleição, Silvia Felismino. Ex-funcionária pede reintegração e indenização de R$ 50 mil por assédio moral.

Justificativa
Silvia nega e diz que fez remanejamentos para preservar o emprego da mulher, até ela ser demitida em Março, por corte de custo.

Arena 2.0
Não só a Rede de Marina tenta. A nova Arena protocou também no TSE pedido de registro para oficializar candidaturas em 2014.

Spray parlamentar
Seguranças da Câmara dos Deputados estrearam ontem spray de pimenta em manifestantes. E incitam a polêmica sobre o uso por segurança patrimonial.

Ponto final
Duas coisas que brasileiro não vê: cabeça de bacalhau e banda larga de internet.
_________________________________________
Com Equipe DF e SP


Leia mais sobre: Leandro Mazzini