10 de janeiro de 2025
Destaque 2

Covid-19: Expectativa da Prefeitura é vacinar 12 mil idosos na nova fase da imunização

Prefeito Rogério Cruz anuncia nova etapa da vacinação em Goiânia (Foto: Reprodução)
Prefeito Rogério Cruz anuncia nova etapa da vacinação em Goiânia (Foto: Reprodução)

Com novas doses da vacina contra a Covid-19 previstas para chegarem ao longo do fim de semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) já tem traçado o planejamento para conseguir imunizar idosos com mais de 85 anos de idade e acamados com mais de 60.  “Goiânia preparou uma estrutura que vai garantir segurança, conforto e agilidade nessa nova etapa da Campanha de Vacinação. Além dos pontos de vacinação instalados em todas as regiões da cidade, montamos uma força-tarefa para imunizar os cidadãos acamados e mais fragilizados em casa”, pontuou o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) nesta sexta-feira (05/02).

Para que esta nova fase da Campanha de Vacinação ocorra com celeridade, nove locais, incluindo dois pelo sistema drive-thru, estarão aplicando exclusivamente doses do imunizante contra a Covid-19. A expectativa da SMS, segundo o prefeito Rogério Cruz, é receber do Ministério da Saúde doses suficientes para imunizar as 12 mil pessoas que integram este novo grupo apto a receber a vacina.

Os locais de vacinação da capital, conforme anunciado pela SMS, funcionarão das 8 às 17 horas. Com isso, a previsão é concluir esta nova etapa dentro de uma semana. “Goiânia tem expertise no armazenamento e na distribuição de vacinas. Neste sentido, assim que a terceira remessa de doses chegar à capital, vamos acionar a nossa logística para garantir eficiência e rapidez no processo de aplicação da vacina”, destaca o secretário municipal de Saúde de Goiânia, Durval Ferreira Fonseca. 

Até esta sexta-feira (5/2), a capital goiana já imunizou 46 mil pessoas, entre idosos institucionalizados e profissionais e trabalhadores da área da saúde que atuam no front de combate à pandemia do novo coronavírus. A Saúde de Goiânia destaca que Goiânia vem seguindo rigorosamente os critérios e os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde para imunizar a população.

Mais cedo, nas suas tradicionais lives semanais, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), determinou que todas as vacinas que chegarem no estado, a partir de agora, sejam destinadas a idosos que tenham mais de 80 anos. 

O democrata afirmou que, na noite desta sexta-feira, devem chegar em Goiás mais doses de vacina da Coronavac e disse que, embora não saiba a quantidade, o estado deve priorizar a imunização aos idosos acima de 80 anos.

“Eu sou médico, eu não posso mais admitir que não estejam sendo priorizadas as pessoas com acima de 80 anos”, pontuou o governador que explicou, também, que a maior incidência de óbitos e complicações são com pacientes acima de 60 anos de idade e, principalmente, acima de 80.

“Esse é um caso grave, que nós temos que tomar uma providência. Eu disse ao secretário, hoje, que tudo aquilo que for chegar no estado de Goiás, agora, é para vacinar pessoas de acima de 80 anos. Ponto!”, ressaltou.


Leia mais sobre: Brasil / Destaque 2