22 de dezembro de 2024
Destaque 2

Covid-19: Aparecida de Goiânia inicia vacina para idosos acima de 80 anos nesta semana

Foto: Claudivino Antunes
Foto: Claudivino Antunes

A Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia dá início, nesta segunda-feira (15) à vacinação para idosos com mais de 80 anos. Cinco postos de vacinação estão disponíveis na cidade para a aplicação, sendo dois drive-thrus, onde não há necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h, ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), com data e hora marcada, por meio de agendamento no aplicativo “Saúde Aparecida”.

Com imunização aos idosos com mais de 85 anos, desde o último dia 4, a Secretaria Municipal de Aparecida de Goiânia realizou neste sábado (13) o “Dia D” de imunização voltada para o grupo. No entanto, quem ainda não tiver sido vacinado, pode comparecer a um ponto de aplicação para receber a dose, conforme explica o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

“Além dessa mobilização de hoje, os idosos com mais de 85 anos podem ser imunizados em um dos cinco postos de vacinação da cidade: nos dois drive-thrus da Prefeitura, sem necessidade de agendamento, ou acessando o aplicativo “Saúde Aparecida” e marcando o dia e o horário nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso ou Jardim Olímpico”, informa.

Para ser vacinado é necessário apresentar documento de identidade, CPF ou cartão SUS e comprovante de endereço de Aparecida de Goiânia. O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, ressalta que os profissionais de saúde em atendimento, do município, já foram imunizados e o foco, neste momento, é voltado completamente aos idosos. 

“Em Aparecida, todos os profissionais de saúde da linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus já foram vacinados e agora nosso principal público-alvo da Campanha de Imunização são os nossos velhinhos a quem devemos tanto. A terceira remessa de vacinas enviada pelo Ministério da Saúde (MS) nesta semana, com 3,8 mil doses de Coronavac, será destinada exclusivamente para eles”, afirmou.

De acordo com Renata Cordeiro, coordenadora de Imunização da SMS, a partir da próxima semana será iniciada também a aplicação da segunda dose da vacina aos profissionais de saúde que receberam a primeira. Ela também reforça que o público-alvo principal da imunização são os idosos do município. 

“Seguimos o cronograma do MS, focado na proteção aos idosos, que são o grupo com maior letalidade pela covid-19. Pedimos a todos com mais de 85 anos que procurem um dos nossos postos de vacinação o quanto antes e na semana que vem ampliaremos a imunização para as pessoas com 80 a 85 anos de idade”, relata a coordenadora, que completa: “à medida em que forem chegando mais vacinas, continuaremos priorizando o público atual, mas ampliaremos gradativamente a imunização”.

Dia D

De acordo com a assessoria de comunicação, o Dia D de vacinação, realizado no último sábado (13) em Aparecidade Goiânia, foi tranquilo. A 1ª pessoa vacinada no drive-thru da Cidade Administrativa foi a sra. Luzia Cordeiro Ferraz, de 88 anos. Acompanhada pela filha, ela avisou que assim que estiver totalmente imunizada, após a segunda dose, vai celebrar “tomando uma cervejinha e viajando para visitar parentes e amigos em outros Estados.”

A segunda imunizada, dona Isaura Coelho Moreira, 88 anos, estava com o filho. Ambos expressaram gratidão, alívio pela vacina e, conforme relatado pela assessoria, deixaram o drive-thru com agradecimento e desejo de felicidades às técnicas de enfermagem Laiza, Patrícia e Gabriela, responsáveis pela aplicação da vacina.

Sr. José Pinheiro Rosa, de 87 anos, foi o terceiro imunizado, acompanhado dos ilhós Valtenira e Adevair que afirmou que a vacina “é uma vitória para ele, para nós, para toda a humanidade” e espera “que as pessoas entendam que, mesmo vacinadas, é preciso continuar praticando o distanciamento, usando máscara e fazendo a higiene das mãos até todos estarem protegidos”.

Vacinação contra Covid-19 em Aparecida de Goiânia. Foto: Claudivino Antunes

Aparecida de Goiânia já recebeu, até o momento, 16 mil doses de vacina contra a Covid-19, divididas em três lotes. O primeiro, com 7,2 mil doses de Coronavac, foi destinado a profissionais de saúde da linha de frente e idosos e deficientes que moram em instituições de longa permanência. A aplicação dessa remessa ocorreu in loco, com as equipes de Imunização da Prefeitura visitando as unidades de saúde (públicas e privadas) e abrigos da cidade.

O segundo lote, com 5 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford, foi aplicado em profissionais de saúde que trabalham com atendimento a pacientes e idosos acima de 85 anos, nos cinco postos de vacinação da cidade. O terceiro lote, com 3,8 mil doses de Coronavac, é destinado exclusivamente a idosos.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, até a última quarta-feira, 10 de fevereiro, 9.255 profissionais de saúde foram vacinados. Além disso, 161 idosos e deficientes institucionalizados, 86 idosos acamados e 1.321 idosos acima de 85 anos de idade já receberam a imunização contra o Coronavírus.

Locais de vacinação

Drive-thru da Cidade Administrativa – (Rua Gervásio Pinheiro, APM, Residencial Solar Central Park, Aparecida de Goiânia).

Drive-thru do Centro de Especialidades – ( Avenida C-06, Jardim Boa Esperança, Aparecida de Goiânia).

UBS Andrade Reis (Avenida dos Girassóis, Qd. 11, APM-3, Setor Andrade Reis).

UBS Bairro Cardoso (Avenida Embaixador, APM-07, Bairro Cardoso II).

UBS Jardim Olímpico (Avenida Monte Carlo, Qd. 28, Jardim Olímpico).


Leia mais sobre: / / Aparecida de Goiânia / Cidades / Destaque 2