O Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec) abriu inscrições para 30.770 vagas nos cursos profissionalizantes gratuitos, referente ao primeiro semestre deste ano. São mais de 800 opções distribuídas em 17 unidades da instituição, visando atingir um amplo público de pessoas com idade a partir de 16 anos e com ensino fundamental incompleto.
Entre os cursos profissionalizantes estão de salgadeiro, cuidador de idosos, massagista, maquiagem profissional, mídias digitais, auxiliar em gestão da agricultura, enfermagem no atendimento de baixa, média e alta complexidade. O objetivo é suprir uma demanda do mercado de trabalho.
Os concursos profissionalizantes são de curta duração, com carga horária de 40 a 80 horas. Caso os candidatos queiram uma formação mais abrangente, há cursos de média duração, com carga horária de 160 a 360 horas. Para o modelo de curta duração, as inscrições se encerram dia 18 de junho, já para os de média duração, os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. Ambas as inscrições são feitas pelo site ou presencialmente na unidade escolhida do Cotec.
Segundo o secretário de estado da Retomada, César Moura, os cursos profissionalizantes transformam vidas através da capacitação. “A pessoa ganha uma profissão, consegue um emprego ou muitas vezes empreende na área, trabalhando de casa mesmo e aumentando a renda da família”, afirma.
O Cotec tem unidades em Goiânia, Anápolis, Caiapônia, Catalão, Ceres, Cidade de Goiás, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiatuba, Palmeiras, Piranhas, Porangatu, Santa Helena, Uruana e Jaraguá.
Leia mais sobre: Cotec / Curso Profissionalizante / Governo de Goiás / Grátis / Notícias do Estado